GT Ferroviário quer acelerar análise de projetos de trens turísticos

///GT Ferroviário quer acelerar análise de projetos de trens turísticos

GT Ferroviário quer acelerar análise de projetos de trens turísticos



O Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário deliberou na terça, dia 17, em reunião em Brasília, pela criação de três comissões para dar celeridade ao processo de análise de projeto de trens turísticos e culturais no País. Os grupos vão tratar das questões relacionadas à destinação do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) e à operação dos trechos ferroviários.

No que se refere à operação, serão tratadas questões como regulamentação dos serviços, incentivos, composição de tarifas, investimentos públicos e privados, entre outros. O GT busca também meios de facilitar o repasse, por meio de instrumentos legais, do patrimônio móvel e imóvel da RFFSA, tais como vagões, locomotivas, móveis, estações ferroviárias, entre outros.

Durante a reunião, foram abordados também assuntos como a operação de novas linhas pela iniciativa privada, a formatação do projeto de cruzeiros ferroviário, a intermodalidade com roteiros que envolvam vários meios de transportes.

A próxima reunião do GT, ainda sem data definida, será realizada no Rio de Janeiro, onde opera um dos trens turísticos de maior movimentação de passageiros do Brasil. O Trem do Corcovado, concessão federal, transporta quase 300 pessoas por hora e vai ampliar sua capacidade para 615 passageiros/hora com investimentos de R$ 64 milhões.

Fonte: Mtur

Foto: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

By |2012-01-20T00:00:00-02:00janeiro 20th, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em GT Ferroviário quer acelerar análise de projetos de trens turísticos

About the Author: