Grupo Gestor destaca interesse pelo turismo na região

///Grupo Gestor destaca interesse pelo turismo na região

Grupo Gestor destaca interesse pelo turismo na região



Da Expovale 2008

Foto porEmílio Rotta

Paulo Sérgio Fabres, representante da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) e integrante do Grupo Gestor do Turismo Rural do Estado avaliou a participação dos dois órgãos na 16ª edição da Expovale.

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setur) e os gestores montaram estande em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo dos Vales (Amturvales), onde ficaram expostos materiais de divulgação de todo o Rio Grande do Sul, em especial dos vales do Taquari e Rio Pardo.

Para Fabres, a procura por informações mostra o desenvolvimento do setor e o aumento do interesse da população em conhecer melhor o lugar onde vive. “Há bastante procura por informações. As pessoas têm buscado material para conhecer as rotas do turismo rural pelo Estado”, conta, satisfeito. A Setur tem apostado no setor: “O secretário José Heitor Gularte tem sido um grande apoiador do turismo rural. Por isso a participação do Grupo Gestor em tantas feiras”, ressalta.

Ele afirma que o Vale do Taquari já é pólo no segmento. “Está bem organizado e a Amturvales tem feito um ótimo trabalho”, destaca Fabres, que também é coordenador estadual do Programa de Agroindústrias. “As indústrias agrofamiliares são um ponto de referência ao turismo rural. Ambos estão interligados, se complementam”, analisa.

O Grupo Gestor reúne-se há um ano e, neste mês assinou termo de compromisso com o Instituto Marca Brasil com objetivo de buscar recursos junto aos ministérios para o desenvolvimento do turismo rural.

A participação na Expovale também foi bem avaliada por Lizeli Bergamaschi, da Amturvales. “Pessoas de todas as idades e de diversas partes do Estado, até de fora do Rio Grande do Sul, se mostraram interessadas em conhecer o turismo rural”, conta. Segundo ela, o interesse é geral, sem locais específicos. “Os visitantes perguntam sobre os roteiros, sobre o que podem fazer. Querem pegar o carro e passear no final de semana”.

Parceria

A Seappa foi uma das principais parceiras da Expovale na questão das agroindústrias. O secretário, João Carlos Machado, que esteve na feira esta semana e pôde comprovar a força do segmento na região, garante que é intenção da secretaria apoiar cada vez mais o setor. “Buscamos ajudar de diversas formas, avaliando individualmente as características de cada município”, diz ele. O secretário acredita que eventos desta natureza ajudam a desenvolver o segmento. “A agroindústria está em franco desenvolvimento, e por isso estamos fazendo uma série de parcerias e reestruturando os sistemas de sanidade e inspeção no Estado”, conta ele.

Atividades

Durante a semana, o Grupo Gestor, representado por Fabres (Seappa) e Fernando Annes (Setur), realizou uma reunião de avaliação dentro da Expovale. A logomarca da entidade foi apresentada e ocorreu o lançamento do Guia do Turismo Rural. No encontro também foi apresentado o projeto de lei do programa estadual de turismo rural e resultados da pesquisa de perfil do turismo.

O grupo gestor é formado por entidades, órgãos e instituições como SEBRAE; Emater; SENAC; SENAR; FETAG; FAMURS; Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul e Secretaria Municipal do Turismo de Porto Alegre.

By |2008-11-17T00:00:00-02:00novembro 17th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Grupo Gestor destaca interesse pelo turismo na região

About the Author: