Fórum em Gramado vai debater os rumos e os desafios do turismo

///Fórum em Gramado vai debater os rumos e os desafios do turismo

Fórum em Gramado vai debater os rumos e os desafios do turismo

Evento será realizado na Sociedade Recreio Gramadense (Foto: Reprodução/Google)

Evento será realizado na Sociedade Recreio Gramadense (Foto: Reprodução/Google)

Aprofundar o debate sobre turismo e desenvolvimento sustentável é uma das propostas do Fórum Gramado de Estudos Turísticos. O evento, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, em Gramado, foi oficialmente lançado na última semana, durante café da manhã no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

Um dos principais polos do turismo brasileiro, Gramado recebe seis milhões de turistas por ano. Por isso, segundo o presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, é hora de fazer uma reflexão. “É preciso que as cidades atendam bem aos turistas, mas também aos moradores que estão ali o ano inteiro. Gramado está no limite. A discussão é exatamente essa: somos um case de sucesso nacional e até mundial de turismo, mas precisamos parar para discutir o futuro. O que queremos daqui a 10 anos? Que estrutura queremos? Como sustentar tudo isso? Então, o fórum é justamente para ouvir, debater, dividir experiências. Temos que encontrar o caminho do meio”, explicou.

O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, fez uma comparação entre o debate proposto pelo fórum e a atual situação do Rio Grande do Sul. “É uma grande iniciativa propor essa discussão quando as coisas ainda estão bem. Gramado é uma referência no turismo, mas se deu conta de que precisa pensar na sustentabilidade e no futuro. Durante muitos anos, o Rio Grande do Sul cresceu e incentivou o crescimento. Mas não pensou no futuro. Talvez, se tivéssemos feito lá atrás a reflexão e as mudanças que hoje o nosso governo está fazendo, a situação não estaria tão difícil”, declarou.

A legislação e os marcos regulatórios para destinos turísticos também serão discutidos. Serão três dias de debates e palestras com especialistas do setor, incluindo turismólogos, economistas, empresários e gestores públicos do Brasil e de outros países.

O governador José Ivo Sartori destacou a importância do turismo para a cultura e a economia da Serra e do estado e elogiou a iniciativa. “Esse fórum representa uma oportunidade única para aproximar, debater, construir e ampliar as perspectivas sobre a indústria turística. E mais: oferecendo conhecimento acadêmico e prático aos participantes. Eu sempre digo que precisamos integrar esforços para desenvolver nossos patrimônios turísticos de maneira eficiente e sustentável. Vivemos um momento de passagem no Rio Grande. Mas, apesar das dificuldades, o setor turístico é um ambiente promissor que deve ser sempre apoiado e estimulado”, destacou.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Gramado. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site do evento, onde também está a programação completa.

Texto: Assessoria de Imprensa RS

By |2018-04-05T10:01:46-03:00abril 5th, 2018|Sem categoria|Comentários desativados em Fórum em Gramado vai debater os rumos e os desafios do turismo

About the Author: