FERROVIA DO TRIGO – Trem turístico deve ser implantado em 2015

///FERROVIA DO TRIGO – Trem turístico deve ser implantado em 2015

FERROVIA DO TRIGO – Trem turístico deve ser implantado em 2015

Viaduto 13

O próximo ano será de novidades no setor de turismo do Vale do Taquari. Está previsto em 2015 a implantação do trem turístico na malha que liga o município de Estrela a Guaporé. A Serra Verde Express, de Curitiba, é a principal investidora da linha férrea. A empresa planeja
implantar o primeiro trem após a desativação em 1982. O investimento deve girar entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão.
Conforme o diretor comercial da empresa, Adonai Aires de Arruda Filho, está confiantena concretização do projeto. O modelo de vagão será Litorina Standard, que conta com ar-condicionado, janelas panorâmicas, motor Diesel e condutor próprio, independente de locomotiva tracionadora.
O trem terá capacidade para 55 passageiros. “Temos a intenção de trazer para cá um ‘carro’ de alto padrão. Ainda restam alguns estudos técnicos da viabilidade de se trazer um ‘veículo’ como esse e processos com o Governo Federal (Dnit) e com a ALL para a implantação deste trem”, diz Arruda.
Entre os trâmites para a implantação do “Trem de Passageiros” está a liberação da linha férrea (direito de trânsito), em determinados horários, pela América Latina Logística (ALL), detentora da concessão.
Outro “problema” é a documentação liberatória do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que se coloque um
trem de passageiros na linha, que há tempos é ocupada somente por trens de carga. Arruda salienta que existem várias regras da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). “Uma delas é o estudo de viabilidade econômico e um diagnóstico das potencialidades e atrativos de cada local, um trabalho realizado juntamente com o Sebrae (através do Projeto Trem é Turismo, que está recuperando ou revitalizando linhas férreas em todas as regiões do país) e a Amturvales. Após o levantamento, pediremos licença à Agência.
Paralelo, acordos com a América Latina Logística (ALL) são realizados”, explica. Ele acredita que entre março e abril de 2015 o trem comece a operar.
O preço da tarifa ainda não foi definido. Arruda salienta que depende da negociação com a ALL, que ficará com parte da tarifa como forma de aluguel, a exemplo do que ocorre em Curitiba. “A região é muito bonita,possui grandes atrativos e um enorme potencial turístico. Mesmo tendo muito a desenvolver, está bem estruturada”, sustenta.
O vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Gilberto Keller, a entidade aguarda a visita da ANTT a fim de averiguar as condições de trafegabilidade. “O nível de segurança para transporte de cargas é um, para o transporte de passageiros é outro. Com bases nessas condições esperamos a autorização da circulação do trem”, afirma.
A Serra Verde Express já opera linhas turísticas no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e no Paraná.

HISTÓRICO

A EF-491 é uma ferrovia de ligação conhecida como Ferrovia do Trigo, nome adquirido nos tempos de sua construção na década de 1970. Com aproximadamente 60 quilômetros de extensão, a ferrovia interliga o Tronco Principal Sul em Roca Sales com a Ferrovia Marcelino Ramos – Santa Maria em Passo Fundo. O trecho inicial passa entre os municípios de Roca Sales e Muçum. A partir de Muçum inicia a subida em direção a Guaporé, pelas encostas ao longo do Rio Guaporé, passando por Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.
No percurso da ferrovia que atravessa o município de Vespasiano Corrêa, há três túneis. Um dos túneis subterrâneos possui 2.098 metros de extensão, o maior túnel da ferrovia, e três viadutos estão localizados na Linha Lucano Conedera. Entre os viadutos está o chamado Viaduto 11, que foi construído de estrutura metálica com 120 metros de extensão e 80 metros de altura. Já o Viaduto 12, que foi erguido com estrutura mista, possui extensão de 120 metros e 60 metros de altura. O mais imponente dos três é o Viaduto do 13, localizado no trecho entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum. Ele foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, possui 143 metros de altura e 509 metros de extensão. Foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978 e é tido como o maior Viaduto Férreo da América Latina e o segundo mais alto do mundo.
Após sua inauguração, a Ferrovia do Trigo recebeu uma linha regular de trem de passageiros entre Passo Fundo e Porto Alegre. A primeira excursão pelo chamado “trem húngaro” se deu em 18 de março de 1979, e em seguida foi implantada a linha diária, numa extensão de 289 quilômetros e com uma duração de cinco horas de viagem num trem moderno. Mas, em 1982, a Rede Ferroviária Federal suspendeu a linha do trem húngaro.
A viagem era uma atração turística, pois o trem furava montanhas e saltava vales e canhadas da estrada de ferro, que tem 26 pontes e viadutos e 34 túneis.

Fonte: Jornal Opinião – 22.08.2014 – página 11 (Especial)
Reportagem: Vitória Stürmer Bortoletti
Foto: Divulgação AMTURVALES

By |2014-08-25T12:16:47-03:00agosto 25th, 2014|Sem categoria|Comentários desativados em FERROVIA DO TRIGO – Trem turístico deve ser implantado em 2015

About the Author: