Fazenda Juliana: História através dos séculos

///Fazenda Juliana: História através dos séculos

Fazenda Juliana: História através dos séculos

Conheça um pouco sobre a Fazenda Juliana, lugar onde se encontra a casa-grande, edificação que é aberta a visitação e que tem muitas histórias a contar.

A fazenda fica localizada na cidade de Fazenda Vilanova

Consta que esta Fazenda foi fundada por Antonio Probace Augusto Ruy. Pertenceu ao Senhor Valeriano Francisco de Souza, casado com a Senhora Dona Juliana Maria de Menezes. Esta, após a morte do marido, assumiu a direção da Fazenda, ficando a mesma conhecida por seu nome.

Desde então, a Fazenda continua na família, sendo passada adiante por herança.

A casa-grande é constituída de quinze peças, oito janelas na frente, atingindo ao todo dezoito janelas. Foi constituída com pau-a-pique, ripas de barro e cavacos, sem tijolo; isto, nas repartições internas. As paredes externas são construídas com pedras grandes, com largura de setenta centímetros. A madeira usada nas portas e janelas eram de cedro e louro.

Também, sesta fazenda, haviam muitos escravos, existindo um tronco para açoitar os negros desobedientes. Contam que seu Procópio, filho de seu Valerianno, era uma pessoa de caráter muito cruel. Certa vez mandou açoitar um escravo até a morte e um negrinho implorou de joelhos para que ele não mandasse matar o negro. A veemente súplica de uma criança sensibilizou o senhor, que mandou suspender o castigo, sendo poupada a vida do infeliz negro.

Antigamente, havia uma tafona para a fabricação de farinha de mandioca e um moinho (movido à roda dágua) para produzir a farinha de milho. Também eram praticadas a agricultura, com o plantio de feijão, milho, arroz, cana-de-açúcar, e a pecuária, com a criação de gado bovino.

Nos dias atuais, continuam as mesmas atividades econômicas, já com algum progresso técnico.

A água da lagoa, que abastece as necessidades da fazenda, é movida por uma turbina onde há uma taipa construída e onde existem peixes e jacarés.

By |2008-09-09T00:00:00-03:00setembro 9th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Fazenda Juliana: História através dos séculos

About the Author: