Música e comida típica agitam Filó Italiano em Imigrante
A tradição dos imigrantes vindos da Itália de reunir os amigos e as famílias para comer, beber, conversar ou cantar foi resgatada na noite deste sábado em um Filó Italiano, no município de Imigrante, no Vale do Taquari. O evento promovido pelo Coral Vozes ocorreu no Bairro Daltro Filho, comunidade que reúne grande parte de descendentes italianos na cidade.
O friozinho acentuado do outono colaborou para que a festa ganhasse um clima mais especial. Um convite à mesa farta de queijos, salames, cucas, polenta frita, vinhos e outras guloseimas da cultura italiana. No palco, muita música para aquecer, com a apresentação de um grupo típico.
De acordo com um dos organizadores e também descendente de italianos, Luiz Pozocco, o objetivo do Filó, que ocorre anualmente, é reviver e valorizar a cultura dos imigrantes vindos da Europa. Até mesmo despertar nos jovens o interesse pelos costumes dos antepassados.
Segundo ele, nos filós de antigamente, as pessoas trocavam ideias, tratavam de negócios e trabalho, contavam piadas, cantavam, entre outras coisas. Era uma oportunidade de se encontrar e colocar os assuntos em dia. ?Claro que tudo isso era acompanhado de muita comida e bebida. À medida que iam bebendo vinho, as piadas iam aumentando?, brinca Pozocco.
Fonte: Correio do Povo