Encontro sobre Turismo e Hospitalidade marcou o Dia Mundial de Turismo

///Encontro sobre Turismo e Hospitalidade marcou o Dia Mundial de Turismo

Encontro sobre Turismo e Hospitalidade marcou o Dia Mundial de Turismo



Na abertura do Encontro, a mesa oficial foi composta pelo prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, pela vice-prefeita, Irene da Silveira, pelo secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Erci Pedro Albarello, pelo presidente da AMTURVALES, Rafael Fontana, pela coordenadora da área de bem-estar da EMATER/ASCAR da região de Estrela, Afaf Wermann, pela dirigente de Turismo do Centro de Cultura de Estrela, Juliana Jasper, pelo vereador José Alfredo Horn e pela Miss Simpatia do Município, Luana Felix. A Banda de Estrela, reativada há três meses, apresentou-se ao público, tocando músicas germânicas, que são típicas da região e entoou o Hino de Estrela.

Em seu pronunciamento, o presidente da AMTURVALES, Rafael Fontana destacou que o Vale do Taquari possui um enorme potencial na área do turismo, com muitos atrativos naturais e culinários. ?Um exemplo é o Roteiro Delícias da Colônia, que é um modelo de turismo que deve ser copiado por outros municípios?, frisou ele. Já a representante da Emater, Afaf Wermann, salientou que estas parcerias com a Prefeitura devem ser consolidadas cada vez mais e agradeceu a aposta do Poder Público nessa parceria. O prefeito Celso Brönstrup ressaltou que deve-se dar importância ao turismo, pois este é considerado um segmento empregador e com excelente retorno para aqueles que investem neste setor. ?Dia 26 de setembro também comemora-se o Dia do Idoso, e turismo e terceira idade estão agregados, pois quando pensamos em turismo, especialmente na nossa região, com fortes tradições típicas alemãs e também italianas, logo lembramos dos idosos?, comentou. Quanto ao turismo, o prefeito encerrou dizendo que o terreno é fértil e podemos semear muito mais.

O Encontro Turismo e Hospitalidade proporcionou aos presentes a palestra intitulada ?Motivação e Hospitalidade?, que foi proferida por José Antônio Cestari de Ávila, que é taxista em Porto Alegre, realiza palestras e atua na área da hospitalidade, por todo o país. O palestrante frisou que a sinalização, a segurança e a limpeza de uma cidade são requisitos básicos para se recepcionar o turista com qualidade. ?Hospitalidade é o ato de acolher e receber as pessoas e devemos falar bem de nossa cidade a todos os turistas, além de termos conhecimento e informações sobre o município, pois com isso conseguiremos ser hospitaleiros e fazer com que o turista leve uma imagem positiva de nossa cidade?, explicou ele. O palestrante comentou que muitas pessoas vêm a uma cidade para participar de uma convenção, congresso, palestra ou algo do gênero, e são considerados os turistas passageiros. ?Este turista, provavelmente, pegará um táxi e se a corrida for agradável, onde o taxista mostre que conheça bem sua cidade, fale bem dela e dê dicas turísticas, este turista possivelmente voltará à esta cidade por lazer?, salientou. José de Ávila ainda explicou que existem diversos tipos de turismo, como ecológico, de negócios, de eventos, rural, de saúde, esportivo, cultural, religioso, de compras e de veraneio e, em cada um deles, o turista deixa dinheiro na cidade, utilizando táxi, hotel, bar, restaurante, entretenimento e compras no comércio local, especialmente de artesanato. À tarde, foram realizados encontros temáticos sobre Turismo Rural, Artesanato e Serviços. Foram realizadas oficinas de Turismo ? uma alternativa para o produtor rural, coordenada por Flávio Calcanhoto e de Artesanato e turismo, coordenada por Carlos Augusto Alves. Após, os participantes visitaram a Feira do Produtor, na Praça Henrique Roolart, onde lá foram realizadas apresentações culturais, comercialização dos produtos coloniais e mostra sobre Turismo.

Foto: Cristiane Luersen

Fonte: Ass. de Imp. de Estrela

By |2007-09-28T00:00:00-03:00setembro 28th, 2007|Sem categoria|Comentários desativados em Encontro sobre Turismo e Hospitalidade marcou o Dia Mundial de Turismo

About the Author: