Encontro do G8: Prefeitos querem reduzir gastos

///Encontro do G8: Prefeitos querem reduzir gastos

Encontro do G8: Prefeitos querem reduzir gastos



Sério – Os chefes do Executivo e secretários dos oito municípios que integram a microrregião do G8 – Forquetinha, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Canudos do Vale, Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Sério e Progresso – estiveram reunidos na última semana no ginásio de esportes da cidade de Sério. A prefeita anfitriã, Dolores Kunzler, abriu o encontro com saudação aos participantes. “Para nós é uma alegria muito grande receber todos”, diz. Ela enfatizou ainda que “essa reunião é, na verdade, um encontro de trabalho e definições para a solução de questões em comum dos municípios”.

O encontro, que foi presidido pelo coordenador do G8 e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo César Kohlrausch, contou com a presença dos secretários municipais de Obras, Educação, Saúde, Finanças, Agricultura e Assistência Social. “Cada grupo de secretários tratou de assuntos de sua área que podem ser equacionados de forma conjunta”, enfatiza.

Os secretários debateram alternativas para reduzir os gastos em consequência, em especial, da redução da arrecadação das prefeituras, motivada pela diminuição dos valores repassados do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Entre as alternativas apontadas estão o corte de alguns tipos de exames médicos, serviços de máquinas, entre outros. Os secretários de Administração e Fazenda enfatizaram ainda a importância de se ter um maior rigor nas compras, adquirindo somente o que é estritamente necessário. Também foi levantada a possibilidade de adotar turno único nas Secretarias de Obras.

Consórcio

Reunidos em separado, os prefeitos e vices discutiram a criação do Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8. As Câmaras de Vereadores das cidades de Santa Clara do Sul, Progresso, Forquetinha, Boqueirão do Leão e Sério já aprovaram a criação do novo modelo. Já Canudos do Vale, Marques de Souza e Cruzeiro do Sul têm prazo até 23 de junho, data em que os chefes do Executivo farão nova reunião para decidir sobre o estatuto e o funcionamento do consórcio. Nessa oportunidade também estarão presentes os assessores jurídicos. O encontro vai ocorrer em Canudos do Vale, a partir das 8h30min.Outro assunto debatido pelos prefeitos foi a proposta da Famurs, que está oferecendo um Plano Estratégico de apoio aos municípios, o que irá gerar um aumento na mensalidade. Os prefeitos decidiram que vão se manifestar contrários à medida.

Região de muitas belezas

Na última parte da reunião o diretor de Roteiros da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, e Juliana Jasper apresentaram um relato sobre as potencialidades turísticas dos municípios do G8. O trabalho de levantamento dos dados foi feito por profissionais da entidade e que servirão para formatar o roteiro turístico dessa região. O destaque ficou para os eventos característicos das etnias italiana e alemã, além das belezas naturais. Os estudos sobre o assunto terão continuidade até a conclusão da formação do roteiro.

Fonte: Jornal O Informativo do Vale – Especial Municípios G8

Foto: Márcia Rodrigues Maia

By |2009-05-29T00:00:00-03:00Maio 29th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Encontro do G8: Prefeitos querem reduzir gastos

About the Author: