Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo lota Auditório Chimarrão no Turisvales

///Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo lota Auditório Chimarrão no Turisvales

Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo lota Auditório Chimarrão no Turisvales

O

Auditório Chimarrão ficou lotado para o Encontro Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul que abriu a programação das atividades técnicas do 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales, na manhã desta quinta-feira, dia 15.

O evento é promovido pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur/RS), Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e Associação Gaúcha de Municípios (AGM).

Os discursos das autoridades ressaltaram a importância de aprofundar o debate a fim de promover ações concretas a favor do turismo.

O coordenador do Turisvales, Rafael Fontana, salientou que o Encontro é um momento oportuno para a troca de experiências. “Quem trabalha no turismo, tem a missão de colocar em prática um sonho, um objetivo”, comentou. “Cada município deve trabalhar seu case interno, mas ele deve estar integrado na sua região e no RS. Devemos nos organizar internamente, mas pensarmos em nível regional e estadual”.

O secretário de Turismo de Lajeado, Eduardo Gomes, revelou que o município trabalha na exploração do turismo cultural, de negócios e de eventos. “Estamos lançando o Roteiro das Artes e o Turismo de Aventura”, disse.

O presidente da AGM, José Odair Scorsatto, afirmou que a Associação vai criar um departamento específico para atuar na área do turismo. “Sabemos da importância desta área. Temos que trabalhar unidos com os municípios”, argumentou.

O coordenador da Famurs, Mário Nascimento, ponderou que os prefeitos querem investir em turismo, mas muitas vezes, precisam priorizar educação e saúde. “Por isso, há a necessidade de criarmos programas específicos para o setor”.

O vice-presidente do Banrisul, Flávio Lammel, ressaltou que o banco procura ser promotor do desenvolvimento do RS em todas as áreas. “E o turismo é um grande promotor do desenvolvimento”, disse, lembrando a criação do Giro Turismo, um programa formatado em parceria com a Setur, que disponibiliza um pacote de produtos e serviços para as empresas que atuam no segmento.

O prefeito de Colinas, Gilberto Keller, destacou que o Vale do Taquari está fomentando o pensamento coletivo. “Apoiamos o Turisvales, que é ousado. Cremos que a partir de hoje estaremos criando uma outra janela de oportunidades”, disse.

A chefe de gabinete da Setur/RS, Cora Chiapetta, ressaltou que o Turisvales é fruto de uma iniciativa ousada e inovadora. “O turismo no RS vive um novo e promissor momento. E a gente se orgulha de estar contribuindo com isso. A Setur/RS vai continuar sendo parceira”. Ela comentou ainda a necessidade de a iniciativa privada se envolver. “Quem faz turismo é a iniciativa privada, o Poder Público ajuda o turismo a se materializar”.

O Encontro segue até as 16h30min com várias palestras.

O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Sebrae. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O evento ocorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Para outras informações acesse www.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

Texto: Diogo Daroit Fedrizzi/Ass.Imprensa Turisvales

Foto: Juremir Versetti

By |2013-08-15T14:07:48-03:00agosto 15th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo lota Auditório Chimarrão no Turisvales

About the Author: