Encantado lança Suinofest e Roteiro Encantado

///Encantado lança Suinofest e Roteiro Encantado

Encantado lança Suinofest e Roteiro Encantado



Uma apresentação restrita a membros da imprensa, representantes de agências de viagens e empreendedores marcou o lançamento da maior festa gastronômica da região, a Suinofest 2010. O lançamento ocorreu na manhã de sábado, junto ao complexo do Parque Dália da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel). Num breve, porém conciso discurso, o presidente da festa, Júlio Medeiros, apontou as principais novidades para o evento neste ano. Uma delas é a qualificação da praça de alimentação externa que deverá servir o chamado Kit Suinofest. Conforme Medeiros, a ideia é que uma porção do que é servido na parte interna, ou seja, no Salão Gastronômico, também possa ser apreciado por aqueles visitantes que não acessarem o espaço da gastronomia. “Queremos que o visitante chegue ao parque e sinta o clima de Suinofest, seja adentrando o salão gastronômico ou simplesmente visitando a feira”, comenta.

O presidente destaca, ainda, a criação do Suinofest Kids. Situado na parte externa, o local vai abrigar as crianças que visitarem o evento. “Assim como no espaço interno, a sala vai oferecer todas as delícias disponibilizadas no Salão Gastronômico, mas de uma forma que seja atrativa aos visitantes mirins do evento”, explica. Medeiros frisou, ainda, a Feira Comercial, Industrial e de Serviços, que deve superar o número de 200 expositores, e explicou que a Suinofest abrange três eixos centrais: a gastronomia, os eventos técnicos e o turismo. “É uma festa que consegue agregar e conciliar diversão, boa comida e conhecimento”, disse. O presidente lembrou que o Salão Gastronômico, considerado o carro-chefe da promoção, vem registrando recordes no número de participantes. “Em 2007 foram 6,5 mil visitantes, em 2008 o número saltou para sete mil e, no ano passado, o registro foi de oito mil pessoas”, enumerou, projetando um acréscimo também para 2010.

Sobre os eventos técnicos adiantou que todos os encontros e palestras programadas serão realizados junto ao Parque João Batista Marchese, local onde a Suinofest será efetivada. “Teremos uma estrutura de dois auditórios com capacidade para 300 e 120 pessoas”, observa. Para a programação oficial, que começou a ser veiculada oficialmente no sábado, consta a realização de um Seminário Regional de Meio Ambiente, Audiência Pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, 2° Fórum da Força do Cooperativismo, Encontro Estadual da Associação Brasileira de Veterinários de Suinocultura (Abraves) e Encontro da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). Quanto aos shows, está confirmada a apresentação das bandas Aero Willys, Ballahalls, Barbarela, ArtBiss, Brilha Som, Luauê, Arpejo, Grupo Rodeio, além de Evandro Moah e Banda, Edgar Pozzer, Valdecir Moura, entre outras atrações.

A Suinofest, uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) e parceiros, ocorre nos dias 3, 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de junho.

Roteiro Encantado

Também no sábado houve o lançamento do Roteiro Encantado, atração que será desenvolvida durante a Suinofest 2010. A apresentação da rota que contempla dez atrativos turísticos do município foi feita pelas turismólogas da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Lizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa. O passeio estará disponível em todos os dias da festa, com saída sempre às 14h, defronte do Parque João Batista Marchese. Sábado, um grupo composto de 15 pessoas acompanhou o roteiro que percorreu o Parque Dália, o Memorial Gino Ferri, a Igreja Matriz São Pedro e o Santo Sudário, o ArmaZENart, a MarciArtes, a Vinícola Casa Rica, a Cachaçaria Água da Pipa, a Lagoa da Garibaldi, a Adega Dei Nostri e a Casa do Artesão.

Carina Marques

carina@informativo.com.br

By |2010-05-10T00:00:00-03:00Maio 10th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Encantado lança Suinofest e Roteiro Encantado

About the Author: