Emater inicia processo de certificação de ervateiras da Região Alta do Vale do Taquari

///Emater inicia processo de certificação de ervateiras da Região Alta do Vale do Taquari

Emater inicia processo de certificação de ervateiras da Região Alta do Vale do Taquari



Vale do Taquari – A Emater/RS-Ascar realizou, durante a semana passada, o diagnóstico inicial sobre a situação de cinco ervateiras da Região Alta do Vale do Taquari, primeira fase do processo de certificação destas empresas.

Participaram das visitas o coordenador do Núcleo de Certificação da Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, o assistente técnico regional em Silvicultura, Álvaro Malmann, o supervisor do escritório regional de Lajeado, Paulo Rodrigues, e o técnico em agropecuária da Instituição em Ilópolis, Jurandir José Marques.

As normas e padrões de qualidade definidos para o Sistema de Certificação da Qualidade da Erva-mate envolvem, aproximadamente, 150 itens, que buscam garantir a adoção de práticas de produção corretas e a qualidade do produto final.

A certificação envolve auditorias em diversas etapas da cadeia produtiva, iniciando-se com o cultivo nas propriedades, passando pela colheita, o transporte até a indústria, o beneficiamento da folha e o empacotamento do produto. Amostras de erva-mate são coletadas em diversas fases dos processos de produção e encaminhadas para realização de análises físico-químicas.

As análises têm como objetivo monitorar a presença de resíduos de produtos químicos e de agentes físicos (impurezas e matérias estranhas) e biológicos (salmonelas e coliformes), garantindo alto padrão de qualidade, higiene e segurança alimentar.

As empresas que cumprem com os requisitos estabelecidos recebem um certificado de qualidade e o direito de estampar na embalagem de suas marcas o selo que identifica que aquele produto tem qualidade diferenciada. Esta é a garantia de que a erva-mate foi elaborada respeitando a legislação, os requisitos técnicos e as normas sanitárias vigentes.

O consumidor pode identificar as marcas das empresas certificadas através do selo de qualidade estampado nas embalagens dos produtos.

O polo ervateiro da Região Alta do Vale do Taquari é composto por 11 municípios: Ilópolis, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Itapuca, Nova Alvorada, Relvado, Coqueiro Baixo, São José do Erval e Fontoura Xavier, com uma área cultivada de 24 mil hectares e 32 agroindústrias. Entre as cinco maiores ervateiras do Estado, três possuem certificação da Emater/RS-Ascar.

Fonte: Governo do Estado do RS

Foto: Rogério Fernandes

By |2011-12-26T00:00:00-02:00dezembro 26th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Emater inicia processo de certificação de ervateiras da Região Alta do Vale do Taquari

About the Author: