Em reunião ALL firma parceira para Trem Turístico dos Vales

///Em reunião ALL firma parceira para Trem Turístico dos Vales

Em reunião ALL firma parceira para Trem Turístico dos Vales



A reunião que aconteceu na tarde desta segunda-feira (30) em Curitiba entre a comitiva integrada pelo presidente da Amturvales, Rafael Fontana; pelo presidente eleito, Ronaldo Zarpellon; prefeitos de Estrela, Celso Brönstrup; de Colinas, Gilberto Keller; de Dois Lajeados, Valnei Cover; a secretária de Turismo de Muçum Roseli Predebbon Bastiani; o titular da pasta de Turismo, Cultura e Esporte de Guaporé, Márcio Luís Carpenedo, mais o Diretor da Setur Henrique Valério, além da direção da empresa Ferrotur Passeios Turísticos Ltda. Antonio Joceli Bitencourt Rodrigues e Lucia Helena Bastos Maschke – com a gerente de Patrimônio e Relações Corporativas da América Latina Logística Malha Sul S/A – ALL, Ivana Helena Zamuner, resultou na certeza de mais um atrativo turístico para o Vale.

O grupo viajou para à capital do Paraná para tratar da implantação, prevista ainda para este ano, do transporte ferroviário de passageiros, de caráter não regular e eventual, com finalidade turística, histórico e cultural, denominado “Trem Turístico dos Vales e Montanhas”. Os 85 km de ferrovia localiza-se no trecho que compreende os municípios de Estrela e Guaporé.

Rafael Fontana afirmou que o resultado do encontro foi muito positivo, primeiramente para formar parcerias entre as entidades regionais e a empresa. Ele destaca também que a ALL entregará, dentro de 20 dias, o projeto com as necessidades, para implantação da rota. O estudo irá tratar das normas de segurança – pois se trata de transporte de passageiros em uma via que é atualmente utilizada exclusivamente para transporte de carga -, das mudanças a serem feitas, das estações a serem utilizadas entre outros aspectos.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou ainda em outubro de 2008 a FERROTUR – Passeios Turísticos Ltda. à prestar o serviço de transporte ferroviário de passageiros. Com esse aval e agora em parceira com a ALL – que tem o domínio do trecho – o passeio de trem pelos municípios da região entrará em funcionamento.

“Esse projeto é um dos mais importantes para o turismo do Vale, essas tratativas iniciaram a mais tempo através do Prefeito de Estrela Celso Bronstrup e o ex-prefeito de Colinas Edelbert Jasper, agora com a união e esforço de todos os municípios envolvidos, o desafio seguinte será conseguir a locomotiva e os 10 vagões necessários para realização dos passeios”, conclui o presidente da Amturvales.

By |2009-04-01T00:00:00-03:00abril 1st, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Em reunião ALL firma parceira para Trem Turístico dos Vales

About the Author: