Em debate em Encantado, governador garante que novo modelo de pedágios será organizado e acatará às necessidades da comunidade

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Em debate em Encantado, governador garante que novo modelo de pedágios será organizado e acatará às necessidades da comunidade



Na oportunidade, também foi discutido o plano de investimentos da ERG nas rodovias. Conforme o governador Tarso Genro, ?a primeira etapa foi a criação de condições institucionais responsáveis para a retomada dos pedágios. Segundo, nos apropriar das cancelas e rebaixar os preços. Terceiro, devemos fazer as obras emergências imediatamente e dar continuidade nos serviços e a quarta e última etapa será o planejamento para médio e longo prazo?, afirmou. Sobre a empresa que será responsável pelos pedágios, Genro afirmou que ?o interesse público é EGR tomar conta dos polos, organizar e fazer o planejamento para termos um sistema descente, acatado pela população e suas necessidades para uma melhor qualidade de vida para a comunidade?, salientou. O gestor do Executivo gaúcho disse que a intenção num primeiro momento é reduzir em 26% a tarifa para veículos de passeio e de 20% a 30% para caminhões.

Para o presidente da Dália Alimentos e conselheiro do Cdes-RS, Gilberto Antônio Piccinini, o melhor seria a realização de uma análise da comunidade regional a fim de discutir quanto devemos pagar e o que esperamos do pedágio e das estradas. Conforme ele, em 2012, a Dália pagou mais de R$ 2 milhões em pedágio e R$ 68 milhões em impostos estaduais e federais.

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT), Ney José Lazzari, disse que o conjunto dos pedágios estaduais do RS, em 2010, recolheu mais de R$ 424 milhões, destes, R$ 103 milhões foram recolhidos pelo polo de Lajeado, chegando a 25% do total. Sobre a praça de Marques de Souza, ele ressalta que ?não há explicações que numa praça se cobre o dobro que em outras. Esse modelo tem que acabar. Queremos que haja uma redução do preço, uma garantia de investimento e que o pedágio seja acompanhado por um comitê regional que investiga, supere e propõe onde está sendo investido?, completou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Jonas Calvi, enalteceu que a região vem sofrendo há 15 anos com este modelo de pedágio. Também falou sobre a busca incansável pela seguranças das duas principais entradas ao município. ?Gostaríamos uma atenção muito especial dos dois trevos de acesso ao município de Encantado. Queremos modificações no trevo do Santa Clara e do Peteba?, clamou.

Para o prefeito de Encantado, Paulo Costi, o que está acontecendo no Vale do Taquari chama a atenção. ?O modelo de pedágios tem que ser revisado, pois ele já trouxe muita dificuldade para nós. Este custo do nosso pedágio é alto e não vemos nenhum benefício a não ser manutenção das estradas?, sustentou. Costi pediu atenção especial do governo do Estado para a região alta do Vale do Taquari, solicitando isenção de pedágio para os carros com placas de Encantado.?Para a região alta do Vale é mais difícil. O pedágio que aqui já está instalado, o custo e a topografia nos traz muitas dificuldades. Para as cidades vizinhas, a duplicação da BR-386 auxiliará e muito no desenvolvimento. Merecemos atenção no que diz respeito à isenção das placas de veículos do município?, solicitou.

Após, o presidente da Câmara de Vereadores e o prefeito de Encantado entregaram ao governador uma cesta com produtos locais. Em seguida, Calvi e o vereador Moresco repassaram a Genro um baixo assinado que contém 3.930 assinaturas da comunidade de Encantado e região mobiliando-se pelo fim deste modelo de pedágio.

Sobre as demandas e pedidos de duplicação da BR-386, melhorias nas estradas e segurança dos trevos, Tarso Genro disse que será programado um estudo de viabilidade para incluir estes pedidos da região plano do governo.

Texto: Vitória Stürmer Bortoletti/Portal Região dos Vales

Foto: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

By |2013-03-14T00:00:00-03:00março 14th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Em debate em Encantado, governador garante que novo modelo de pedágios será organizado e acatará às necessidades da comunidade

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