Distrito de Tamanduá planeja criação de roteiro turístico

///Distrito de Tamanduá planeja criação de roteiro turístico

Distrito de Tamanduá planeja criação de roteiro turístico



A comunidade do Distrito de Tamanduá, com cerca de 600 habitantes, localizado a 10 km da sede de Marques de Souza, no Vale do Taquari, estuda a proposta de implantar um roteiro de turismo na região. A iniciativa é consequência da restauração de igreja evangélica construída em 1939 e recuperada com doações da comunidade. No último fim de semana, em torno de 15 mil pessoas participaram de evento pelo término das obras. A estrutura integra a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Os primeiros imigrantes alemães chegaram à localidade de Tamanduá no ano de 1879, procedentes da região de São Sebastião do Caí e Dois Irmãos. As famílias pioneiras foram os Noé, Morgenstern, Keller, Lautenschlager, Spieker, Datsch, Fuchs e Arend. Inicialmente, o grupo se estabeleceu em um galpão, onde eram depositados os instrumentos utilizados pelos operários que construíram a igreja.

O restauro da estrutura e o aniversário de sete décadas da igreja foram simbolizados pelo plantio de setenta mudas de espécies nativas, em área onde será o Bosque dos Setenta Anos. O espaço está localizado próximo ao rio Forqueta. Lideranças municipais e convidados plantaram as árvores em área de 500 metros quadrados. Assim, firmamos nosso compromisso com as gerações futuras, destaca Alício de Assunção, integrante da Comissão Pró-Restauração e Reforma. A concessionária da BR 386 doou material para pavimentar 600 metros da estrada que dá acesso à área.

A Comissão Pró-Restauração e Reforma do templo está planejando a criação da Estrada do Bosque. O trajeto previsto para a via reúne atrativos como a pinguela sobre o arroio Tamanduá, os cemitérios católico e evangélico, o rio Forqueta, a igreja e o bosque. Nosso objetivo é que os visitantes apreciem os locais a partir de caminhadas, diz Assunção. Nas próximas semanas, os alunos da única escola da localidade, Henrique Geiss, devem começar uma pesquisa sobre esses locais, para receber os turistas. A meta é iniciar passeios agendados no próximo semestre.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Ana Paula Labres

By |2009-07-23T00:00:00-03:00julho 23rd, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Distrito de Tamanduá planeja criação de roteiro turístico

About the Author: