Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo é comemorado no Vale do Taquari

///Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo é comemorado no Vale do Taquari

Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo é comemorado no Vale do Taquari



A data celebrada no último domingo, dia 27, foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT). No Vale do Taquari, o dia já pode ser comemorado graças à atual estrutura de Roteiros e Rotas Turísticas existentes.

A região, que ainda preserva a arquitetura e os costumes herdados dos imigrantes europeus, busca, através da Associação de Turismo dos Municípios da Região dos Vales (Amturvales), agregar emprego e renda por meio de uma indústria que atua em harmonia com o meio ambiente.

Com o auxílio da Amturvales, o Vale do Taquari implantou cinco roteiros turísticos denominados Gemas & Jóias, Rota Germânica, Delícias da Colônia, Caminho dos Moinhos e Rota da Erva-Mate.

O presidente da entidade, Ronaldo Zarpellon, destaca que uma das prioridades deste ano foi a modificação do estatuto. “A Amturvales será transformada em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A alteração foi necessária para conseguir verbas do governo federal e auxiliar mais os municípios do Vale em projetos turísticos”, afirma.

Outra modificação refere-se à formação da diretoria, que não poderá ter na composição agentes políticos, como prefeitos e vereadores. Para tanto, foram eleitos substitutos para três prefeitos que integravam a diretoria.

O objetivo da Amturvales, que está engajada fortemente no turismo, de acordo com Zarpellon, é chegar em 2010 com um turismo mais atuante e com grandes realizações.

Depoimentos

Lizeli Bergamaschi, bacharel em Turismo e turismóloga da Amturvales

“O momento do Turismo na região é mais do que especial, éum segmento que está em expansão. Temos muitas riquezas naturais, culturais, arquitetônicas e sociais. Precisamos estimular a vocação para a área em toda a região, aumentar a qualificação no atendimento e nos produtos oferecidos, investir mais na promoção e divulgação e, dessa maneira, transformar o Vale do Taquari em uma referência de turismo. A região tem um grande potencial, que nós mesmos não conhecemos. Unidos, concretizaremos nosso produto turístico e teremos grandes resultados”.

Samanta Chiesa, bacharel em Turismo e turismóloga da Amturvales

“O Vale do Taquari está no rumo certo para ser referência no turismo em nosso Estado. Quando comparamos a estrutura turística da Região Metropolitana e de Gramado e Canela percebemos que o Vale caminha a passos largos para o desenvolvimento da atividade turística. Na região encontramos várias localidades com vocação turística que por si só já atraem turistas e visitantes, como o Morro Gaúcho, em Arroio do Meio. Além disso, o Vale já possui cinco roteiros turísticos formatados que confirmam a existência das potencialidades. Ao fornecer informações turísticas a um visitante do exterior percebemos o quãoé rico e valioso o nosso Vale do Taquari, por ser caracterizado por Vales e montanhas e possuir uma população hospitaleira”.

Projetos da Amturvales

Dentro do Projeto Turismo Estruturante, a entidade está trabalhando na formatação do Roteiro da Erva Mate, com cursos de especialização no atendimento ao turista. A qualificação iniciou no último dia 25 de setembro, no município de Doutor Ricardo, e contempla todos os municípios que envolvem o Roteiro.

A expectativa é finalizar o projeto em dezembro deste ano e realizar um Famtur (visita turística de familiarização) com as principais agências do Rio Grande do Sul. O trabalho está a cargo da turismóloga Lizeli Bergamaschi.

O Roteiro das Gemas e Jóias está em fase de viabilização. Na próxima terça-feira, dia 29, a Amturvales assinará um Termo de Cooperação com outras associações que envolvem o Roteiro, sendo elas Aturvarp, Atuaserra e Fundectur. O objetivo é dar mais sustentabilidade ao produto. O trabalho é coordenado pela turismóloga Juliana Jasper e tem o apoio da turismóloga Samanta Chiesa.

O Projeto Passeio do Trem está em andamento A Amturvales já protocolou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, a solicitação da liberação de locomotivas e vagões, através de uma Oscip, pela Ferrotur, empresa porto-alegrense que será responsável pelo passeio.

Os Roteiros já em funcionamento estão sendo contemplados com placas de sinalização. Os recursos são oriundos da Consulta Popular de 2007, no valor de R$ 47.484,00. O objetivo é melhor orientar o turista nos pontos de visitação, que envolvem o Roteiro Delícias da Colônia, a Rota Germânica e o Caminho dos Moinhos.

Roteiros

O Caminho dos Moinhos integra os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga e tem como atrativos principais o Moinho Colognese (Ilópolis), onde também é possível encontrar, o Museu do Pão, o Moinho Dallé (Anta Gorda), o Moinho Vicenezi (Anta Gorda), o Moinho Castaman (Arvorezinha), o Moinho Fachinetto (Arvorezinha) e o Moinho Marca (Putinga).

Já a Rota Germânica, no município de Teutônia, oferece um passeio pela capital dos corais, contemplando belos atrativos como o Museu Henrique Uebel, que possui uma raridade em instrumentos musicais de mais de 100 anos de história. O município de Westfália também integra a Rota e um dos atrativos é o Paraíso Paissandu.

No Roteiro Delícias da Colônia, o visitante pode conhecer e degustar as delícias gastronômicas da culinária alemã dos municípios de Estrela, Colinas e Imigrante.

A Rota da Erva-Mate contempla um conjunto de atrativos num raio de 60 km de distância. Nesse caminho, o turista pode apreciar paisagens, aliado à hospitalidade dos habitantes e ao chimarrão extraído dos melhores ervais do sul do Brasil.

Já a Rota das Gemas e Jóias tem o objetivo de valorizar as pedras preciosas existentes no Estado, as quais são consideradas como um patrimônio natural, bem como a fabricação de jóias. O roteiro busca atrair turistas estrangeiros no segmento de compras e negócios, aquecendo o turismo e a economia interna.

Texto/Ilustração: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

Fotos: Divulgação Amturvales

By |2009-09-27T00:00:00-03:00setembro 27th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo é comemorado no Vale do Taquari

About the Author: