Criado o INPREFER para viabilizar passeio de trem

///Criado o INPREFER para viabilizar passeio de trem

Criado o INPREFER para viabilizar passeio de trem

Estrela – A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) realizou reunião quinta-feira, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, emEstrela, com a comissão que está tratando da implantação do passeio de trem na Ferrovia do Trigo. O encontro foi coordenado pelo presidente da entidade, Ronaldo Zarpellon, e contou com a presença dos prefeitos de Estrela, Celso Brönstrup; Colinas, Gilberto Keller; Muçum, Tarso Bastiani; e Vespasiano Corrêa, Aurio Coser, além do diretor da empresa Ferrotur, Antônio Joceli Bitencur Rodrigues, e da gerente Lúcia Helena Bastos Maschke.

Na reunião foi apresentado um relato sobre o andamento do processo para viabilizar o uso para fins turísticos da Ferrovia do Trigo, no trecho entre Estrela e Guaporé. Conforme Rodrigues, foi criado o Instituto Nacional de Preservação e Restauração Ferroviária (INPREFER). “O instituto tem condições de receber verbas e patrimônio público, o que irá viabilizar o repasse de vagões e locomotivas do governo federal.” Ele explicou que o Inprefer tem condições de formalizar parcerias com a iniciativa privada e públicas. “Com isso nós avançamos a passos largos para concretizar o projeto de fazer rodar o trem de passeio.”

O diretor da Ferrotur disse que está sendoformalizado, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pedido para a cedência de locomotivas e vagões que estão disponíveis em São Paulo. “Agora precisamos do apoio político das lideranças do Vale do Taquari para agilizar a tramitação dos documentos e autorizar o repasse dos equipamentos”, afirmou Antônio Joceli. Os prefeitos presentes se comprometeram a gestionar junto às autoridades federais para agilizar a liberação. Assim será possível iniciar o trabalho de reforma e a adaptação das instalações na ferrovia, a fim de viabilizar o transporte de passageiros. “Se tudo der certo queremos, em um ano, colocar o trem nos trilhos e iniciar os passeios”, afirmou Rodrigues.

Para o presidente da Amturvales, Ronaldo Zarpellon, os avanços no processo são otimistas. Ele destacou que a região está aguardando ansiosamente pelo passeio de trem. “Pelo que podemos observar o processo está andando, e de forma bem acelerada, o que faz crer que, dentro do prazo previsto, podemos tornar nosso sonho realidade.”

Fonte: Jornal O Informativo – 20 de junho de 2009 – Geral – página 14.

Foto: Deolí Gräff

By |2009-06-22T00:00:00-03:00junho 22nd, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Criado o INPREFER para viabilizar passeio de trem

About the Author: