Corpus Christi em Ilópolis

///Corpus Christi em Ilópolis

Corpus Christi em Ilópolis



A confecção do tapete de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.

Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, os tapetes pelas ruas que contornam a praça central da cidade, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por estes tapetespassa a procissão, no dia da festa, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e é uma das mais tradicionais festas do Brasil sendo comemorado no Brasil desde a chegada dos portugueses.

A tradição de fazer os tapetes no Brasil com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição vêem crescendo e se destacando em Ilópolis, graças ao trabalho dos imigrantes, especialmente Italianos, que aqui se instalaram, e está incluída no calendário de eventos regional.

O período histórico do Barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos, principalmente, do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, e músicas, expressões de grandeza.

No Brasil a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.

A cidade se destaca na decoração das ruas, produzindo verdadeiras obras de arte com os mais variados tipos de materiais, trabalhados por artistas e voluntários da comunidade.

É uma das festividades mais populares na região. A decoração com tapete envolve crianças, jovens e adultos. Os mais de 550 metros de rua são enfeitados com serragem tingida e acessórios que compõe a criatividade de um povo empenhado em fazer o percurso por onde o Divino passará ainda mais bonito.

Diferente das demais cidades, Ilópolis enfeita as ruas em volta da Praça Itália, com seus acabamentos e com seus bordados, valorizando o espaço central de nossa cidade e nas imediações. É um trabalho realizado por senhoras, senhores, anciões, jovens, professores, agricultores, comerciantes, funcionários públicos e privados, artesãos, crianças e que perdura por vários dias de produção, culminando sua apresentação no feriado de Corpus Christi.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Cultura e de Turismo promoverá através deste projeto o encontro das diferentes comunidades que mostrarão suas habilidades na confecção dos tapetes. O objetivo é reforçar a tradição do tapete de Corpus Christi entre a classe estudantil e comunidade em geral, a fim de que tal comemoração possa ser passada de geração em geração, sem ficar esquecida no tempo e se tornar referencia turística cultura de nossa região, que atualmente congrega 33 municípios.

O trabalho está sendo desenvolvido a mais de 15 dias.

A procissão de Corpus Christi, com Missa ocorrerá no dia 03 de Junho, às 15 horas.

Fonte:Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Lazer deIlópolis/RS

By |2010-06-02T00:00:00-03:00junho 2nd, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Corpus Christi em Ilópolis

About the Author: