Copa do Mundo pauta primeiras palestras do Enestur no Turisvales

///Copa do Mundo pauta primeiras palestras do Enestur no Turisvales

Copa do Mundo pauta primeiras palestras do Enestur no Turisvales

Profissionais e estudantes de Turismo participam desde a manhã desta sexta-feira, dia 16, do II Enestur – Encontro Estadual de Turismólogos e Profissionais de Turismo. O evento, que prossegue até este sábado, dia 17, é promovido pela Associação Brasileira dos Bacharéis, Profissionais e Estudantes em Turismo, Seção RS (ABBTUR-RS), e integra a programação do 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales.

A presidente da ABBTUR-RS, Rita Michelon, afirmou que o mercado de viagens e turismo vive um momento de aquecimento. “Temos uma oportunidade ímpar para fortalecer o turismo”, falou, ao mesmo tempo em que reforçou a necessidade de preparação para a Copa do Mundo.

O presidente da ABBTUR Nacional, Elzário Pereira da Silva Júnior, ressaltou a necessidade de regulamentar a Lei 12.591 que estabelece a profissão de turismólogo. O texto sancionado pela presidente Dilma, no ano passado, não exige qualificação para o desempenho da atividade. No Brasil, são quase 200 mil turismólogos. “Precisamos lutar pela regulamentação. Do jeito que está não nos serve”, disse.

O secretário de Turismo e Cultura de Lajeado, Eduardo Gomes, falou sobre os investimentos e projetos que a pasta está fazendo na cidade. “Fizemos uma pesquisa de campo e diagnosticamos que o turismo cultural, de negócios e eventos é o nosso forte”, comentou Gomes, que pretende desenvolver ações que incentivem os artistas locais.

O presidente da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, defendeu a atuação dos turismólogos nos municípios. “Cobro dos prefeitos que contratem turismólogos. Precisamos ter uma secretaria específica, com orçamento direcionado para o turismo”. A diretora de eventos da Setur/RS, Camila Mumbach, apontou que a Secretaria defende o profissional de turismo e que conta com uma equipe de trabalho composta por vários turismólogos.

Palestras

O primeiro palestrante foi André Coelho, da Fundação Getúlio Vargas. Ele abordou o tema “Tipologia do Turista Visitante da Copa do Mundo 2014 e seu Perfil de Consumo”. Os números apresentados foram baseados em uma pesquisa feita no Mundial da África do Sul, em 2010. “As pessoas que visitam Copa do Mundo têm alto poder aquisitivo, até gostam de futebol, mas visitam o país porque apreciam cultura, viagens e as diversidades daquele lugar. Os turistas se utilizam do fator Copa para conhecer outros países e culturas”, comentou.

Ele apontou também crescimento no turismo doméstico. Segundo Coelho, nos próximos dois anos, 30 milhões de brasileiros viajarão para conhecer os atrativos do próprio país.

O segundo tema trouxe o coordenador do comitê gestor da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul, Fábio Berti. Ele falou sobre os “Desafios e Oportunidades para a Copa”. Também apresentou as obras de mobilidade urbana e dos Estádios que sediarão jogos em Porto Alegre.

O II Enestur segue na tarde desta sexta-feira com mais três palestras: “As Novas Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Ministério do Turismo”, “O Processo de Regionalização do Turismo no RS – Setur”, e “A Atuação dos Meios de Hospedagem no Desenvolvimento do Turismo”.

O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Sebrae. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O evento ocorre até este sábado, dia 17 de agosto, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Para outras informações acessewww.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

Texto: Diogo Daroit Fedrizzi/Ass. Imprensa Turisvales

Fotos: Juremir Versetti

By |2013-08-16T20:32:44-03:00agosto 16th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Copa do Mundo pauta primeiras palestras do Enestur no Turisvales

About the Author: