Conheça o Roteiro Encantado e participe das programações do centenário

///Conheça o Roteiro Encantado e participe das programações do centenário

Conheça o Roteiro Encantado e participe das programações do centenário

Lagoa da Garibaldi - Lizeli Bergamaschi

No dia 31 de março, o município de Encantado comemora 100 anos de existência. Diversas atividades, direcionadas para todos os públicos, foram organizadas para marcar o ano do centenário. Além disso, o município também possui o Roteiro Encantado, que promove um passeio de puro charme e encanto.

O Roteiro Encantado é um trajeto surpreendente, onde o visitante encontra uma bela paisagem e uma grande variedade de belezas turísticas, culturais, religiosas, artesanais e históricas. Além do cenário, a farta gastronomia é um atrativo à parte. O passeio inicia pela encantadora vista da Lagoa da Garibaldi, localizada na Linha Garibaldi, a seis quilômetros do centro da cidade. Todo o trajeto conta com acesso asfáltico e o local com infraestrutura para acampamento e ainda uma natureza exuberante.

Para adoçar o paladar, o percurso segue até a Divine Chocolates Finos na ERS-129. Na fábrica, o visitante tem a possibilidade de fazer compras no showroom da empresa e levar na mala deliciosas guloseimas produzidas no município. Chegando no centro da cidade, o diferenciado artesanato da Casa do Artesão e as peças personalizadas em madeira da MarciArtes chamam a atenção para os artigos locais.

Ainda na área central está a Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude, que abriga o Museu Municipal, a Biblioteca Pública Municipal, o Espaço Literário Gino Ferri, entre outros, onde o turista conhece um pouco da história de Encantado e de seu povo, por meio de documentos, memória fotográfica e utensílios.

A visita continua até a belíssima Igreja Matriz São Pedro, com o Memorial do Santo Sudário, seguida pelo Memorial Gino Ferri e pelo Parque Dália e Memorial Cosuel. Nestes locais são encontrados fatos e fotos marcantes da história de um povo próspero e acolhedor, de colonização italiana, além de outras etnias que auxiliaram na colonização e desenvolvimento do município. Em virtude disso, participe do Roteiro Encantado. Mais informações podem ser obtidas na Amturvales ou na Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo.

Além disso, confira e participe das programações do Centenário:

Hoje, 26 de março, tem o lançamento do Livro de Emerson Cronhal Foguinho no Auditório Brasil, às 19h;
30 de março: show nacional dos 100 anos com Michel Teló e Renato Borghetti, no Estádio das Cabriúvas;
31 de março: feriado municipal, com o bolo de comemoração que terá 100 metros de comprimento. No dia ainda está prevista a apresentação de uma orquestra. A atividade será realizada no Parque João Batista Marchese.
08 de abril: lançamento do Álbum de Figurinhas do Centenário.
14 de abril: premiação e exposição do concurso fotográfico e telas do centenário.
25 de abril: jantar por adesão do Esporte Clube Encantado.
1º de maio: teatro simulação de Gino Ferri.
13 de maio: pré-estreia do curta metragem “A Lenda”.
20 de maio: mega Filó com os Filhos de Encantado.
05, 06, 07, 12, 13 e 14 de junho: Suinofest.
25 de junho: gravação do CD do Coral São Carlos de Jacarezinho.
23 de julho: lançamento coletivo de livros de Ampére Giordani e Gino Ferri.
15 de agosto: Gincana do Centenário.
13 de setembro: desfile temático do centenário nas ruas centrais da cidade.
15 de outubro: lançamento dos livros dos professores.
17 de outubro: exposição fotográfica de Juremir Versetti.
12 de novembro: lançamento do livro dos alunos de Encantado.
13 de dezembro: Canto da Lagoa Especial
Apresentação do documentário “Os 100 anos de Encantado” com data a definir.

Notícia: Elisangela Favaretto
Foto: Lizeli Bergamaschi

By |2015-03-26T13:09:42-03:00março 26th, 2015|Sem categoria|Comentários desativados em Conheça o Roteiro Encantado e participe das programações do centenário

About the Author: