Começam preparativos para o espetáculo da Paixão de Cristo de Muçum

///Começam preparativos para o espetáculo da Paixão de Cristo de Muçum

Começam preparativos para o espetáculo da Paixão de Cristo de Muçum

O Grupo de Jovens, responsável pela apresentação já está com o texto, direção, cenários e figurinos definidos para a encenação que acontece nos dias 6 e 7 de abril na Praça da Matriz de Muçum com muitas novidades.

No último domingo (26/02) iniciaram os ensaios para a tradicional apresentação do espetáculo da Paixão de Cristo de Muçum. Conforme um dos organizadores da encenação, Ranieri Moriggi, o texto, a direção e os figurinos já estão definidos. “Já estamos trabalhando na apresentação desde janeiro, e só agora terminamos com a confecção do material e os ensaios”, comenta.

Os integrantes do grupo se reúnem para os ensaios aos domingos, às 19 horas, na Praça da Matriz. De acordo com os diretores artísticos, qualquer pessoa, acima de 14 anos que tenha interesse em participar deve entrar em contato com o grupo. “Para este ano teremos algumas novidades de cenário, figurino e até mesmo de produção. Em 2011, tivemos a participação de uma centena de pessoas no elenco. Esse ano reduzimos para 60. A idéia é inovar a apresentação cênica para que o público que for assistir fique surpreso e goste do espetáculo”, ressalta.

Uma das novidades será a inserção de cenas que vão anteceder o momento da prisão, condenação e crucificação de Jesus Cristo. Dentre elas, ganha destaque o batismo de Jesus e a destruição do templo de Jerusalém. Para conduzir a imaginação do público aos tempos de Jesus, a equipe de cenografia está ampliando os cenários que já existem, inserindo novos detalhes, pinturas e acabamentos. Segundo os coordenadores, devido às chuvas que assolaram a cidade nos dias da apresentação do espetáculo em 2011, algumas partes dos cenários precisaram ser refeitas.

Os coordenadores apontam ainda que a Paixão de Cristo 2012 tem um sentido todo especial. Neste ano, o Grupo de Jovens comemora os 10 anos sob a coordenação do espetáculo, o que intensifica na preparação de um grande evento religioso e ao mesmo tempo cultural, que atrai milhares de pessoas, de diversas cidades da região do Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Para angariar fundos para as despesas do espetáculo, o Grupo de Jovens está realizando uma rifa, ao valor de R$ 2,00. Conforme a equipe, o evento já conta com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, Decibal Móveis e Brustec Comércio de Representação Ltda. Nas próximas semanas, a coordenação se reúne com a administração municipal para buscar mais uma vez apoio ao evento.

O espetáculo será apresentado na Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril, às 20h30min e no Sábado, dia 7, às 20h, no morro da Praça da Matriz. A equipe de coordenação solicita que as pessoas venham com cadeiras para melhor acomodação.

A Paixão de Cristo

A paixão de Cristo é uma das histórias mais conhecidas e revividas no planeta. Revive aqueles que teriam sido os últimos momentos da vida de Jesus, fazendo parte da chamada Semana Santa, que concentra algumas das mais importantes datas do cristianismo, como o domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa, o sábado de Aleluia e o domingo de Páscoa.

A paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. Jesus teria passado pelos flagelos que os romanos impunham aos condenados. Entre eles, ser açoitado e carregar até o local da crucificação a trave horizontal da cruz.

A morte de Jesus e o seu sofrimento, segundo os preceitos da Igreja Católica teria sido uma prova de sua doação total e incondicional para redimir os pecados da humanidade.

Texto: Assessoria de Comunicação do Evento

Fotos: Daniel Bastiani / JPP

By |2012-03-01T00:00:00-03:00março 1st, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Começam preparativos para o espetáculo da Paixão de Cristo de Muçum

About the Author: