Centro de Informações Turísticas: um auxílio para os visitantes do Vale do Taquari

///Centro de Informações Turísticas: um auxílio para os visitantes do Vale do Taquari

Centro de Informações Turísticas: um auxílio para os visitantes do Vale do Taquari



Os visitantes que passam pelo Vale do Taquari contam com um auxílio especial. Administrado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), o Centro de Informações Turísticas do Vale do Taquari está localizado em Lajeado, na BR 386, km 346, junto ao UnicShopping. O Centro, implantado há 12 anos, busca de uma forma conjunta orientar os turistas e divulgar os roteiros da região.

No espaço, o visitante encontra a folheteria completa dos cinco roteiros: Caminho dos Moinhos, Delícias da Colônia, Rota Germânica, Rota da Erva-Mate e Rota das Gemas e Jóias, além dos Tours Taquari Açoriano e o Tour Lajeado. Além dos passeios, também são divulgados os eventos da região e disponibilizados mapas de localização e orientações sobre horários de ônibus.

As informações são prestadas por três estagiárias, estudantes do curso de Turismo, sendo duas cedidas pela Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer (Setur-RS) e uma pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Pelo local, até o início do mês de dezembro deste ano, passaram 1.015 visitantes. Deste número, a maior demanda foi constatada no mês de outubro, que contabilizou 22% do total.

Já em relação à região de residência dos visitantes, predominou a dos Vales, seguido por turistas oriundos da região Metropolitana/ Grande Porto Alegre, contabilizando quase 60% do total. Além de visitantes do Rio Grande do Sul, o Centro de Informações também recebeu turistas de outros Estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em relação ao motivo da viagem, os números mostraram que 49% estavam em férias e 38% realizando negócios pela região. Praticamente 90% dos visitantes têm hospedagem em trânsito e, em torno de 6%, ficam hospedados em hotéis.

Outro dado constatou que as informações mais solicitadas pelos visitantes são folders, mapas e detalhes sobre localização e acesso.

De acordo com as estagiárias, a maioria dos visitantes que chega até o Centro fica surpresa com a estrutura que permite recepcioná-los e auxiliá-los. Elas também enfatizam que, apesar de o Centro estar localizado junto ao shopping, grande parte do público busca informações no local antes de ter acesso ao grande comércio.

As estagiárias Ana Maria Machado, Adriana da Silva Vidal e Jóice Fiegenbaum acreditam que o trabalho permite agregar a teoria com a prática. “A experiência está sendo muito válida. Aqui já estamos vivenciando a realidade do Turismo”.

O Centro de Informações Turísticas está aberto todos os dias. De segunda a sexta-feira, o local está aberto das 8h às 18h. Já aos sábados, domingos e feriados, o atendimento é das 13h às 17h.

Informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3748-1363 ou pelo email: turismo@bewnet.com.br.

Atualmente, a Setur auxilia 20 Centros de Informações no Estado.

Texto: Caroline Rodrigues / Portal Região dos Vales

Foto: Samanta Regina Chiesa

By |2010-12-17T00:00:00-02:00dezembro 17th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Centro de Informações Turísticas: um auxílio para os visitantes do Vale do Taquari

About the Author: