Castelo que inspirou conto de fadas atrai turistas ao extremo sul da Alemanha

///Castelo que inspirou conto de fadas atrai turistas ao extremo sul da Alemanha

Castelo que inspirou conto de fadas atrai turistas ao extremo sul da Alemanha



Um castelo que inspirou um conto de fadas clássico atrai centenas de turistas a uma região no extremo sul da Alemanha.

Imponente, místico, romântico, qualquer castelo pode ter uma dessas características, mas somente um reúne todas as qualidades atribuídas aos grandes palácios dos contos de fadas.

Neuschwanstein, o castelo que simboliza o poder, a glória e a riqueza do antigo reino da Baviera, atualmente um estado no extremo sul da Alemanha.

Com suas torres arranhando o céu, este castelo inspirou artistas mundo afora, mas nada comparado ao famoso palácio da bela adormecida, uma das obras mais aclamadas de Walt Disney.

Cada detalhe do castelo da história de Disney foi copiado do Neuschwanstein, que em português significa “Novo cisne de pedra”, uma homenagem do rei Ludvig II aos cavaleiros de seu reino.

Quando era apenas o herdeiro do trono, por volta dos 10 anos de idade, o príncipe Ludwig foi trazido pelo pai até o alto dessas montanhas. Evidentemente que naquela época esta ponte ainda não existia. Mas daqui, de algum ponto, o príncipe observou o penhasco e ficou fascinado.

E não é pra menos: são 110 metros de altura. O príncipe, então, fez um juramento: “quando eu for rei, vou construir ali um castelo”. O sonho foi realizado, mas o rei Ludwig II jamais entrou no Neuschwanstein. Ele morreu afogado num lado, alguns anos antes da conclusão da obra.

Em 2007, na eleição das novas maravilhas do mundo moderno, o Neuschwanstein ficou em oitavo lugar. O castelo, que já era um dos três pontos de maior interesse turístico na Alemanha, passou a ser ainda mais cobiçado.

“Viemos aqui só pra conhecer esse espetáculo”, diz o turista japonês. Os turistas fazem fila para embarcar nas charretes que conduzem os visitantes da vila que fica no pé das montanhas do tirol até o platô, onde o Neuschwanstein reina absoluto. A outra opção é ir a pé. De tirar o fôlego.

Sonho é o que se vive ao visitar o castelo por dentro. A decoração é impressionante. Na sala do trono, uma surpresa: falta justamente o trono, já que Ludwig II, considerado o último rei da Baviera, não viveu para reinar daqui.

Mas sobra majestade, nas pinturas, na mobília, no bom gosto e também na modernidade. Construído no fim do século 19, o Neuschwanstein contou com tudo o que havia de bom e de melhor na época:água quente encanada, aquecimento central, um luxo.

Não é difícil entender porque esse castelo é tão inspirador. E nem é complicado achar alguém que tenha sido contagiado por esse clima. Aqui, no alto das montanhas, enquanto gravávamos a reportagem, conhecemos este polonês que acabou de pedir a mão da namorada em casamento, como nas fábulas. Nem é preciso dizer qual foi a resposta dela.

Fonte/Foto: Site Região dos Vales

By |2009-04-22T00:00:00-03:00abril 22nd, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Castelo que inspirou conto de fadas atrai turistas ao extremo sul da Alemanha

About the Author: