Casa de Cultura: Pronta para recomeçar a história

///Casa de Cultura: Pronta para recomeçar a história

Casa de Cultura: Pronta para recomeçar a história



Do Informativo, de Lajeado

Foto por Sérgio da Rosa

Os R$ 103.829,00 investidos, em parceria com Ministério da Cultura e a prefeitura, na restauração da Casa de Cultura representam uma considerável quantia em dinheiro. É pouco perto da satisfação que se via no rosto do menino Alex Henrique Eckhardt (7) ao dedilhar seu teclado, ontem à noite, na reinauguração do prédio. Aluno nas aulas de música, que ocorrem no local, ele não sabe ao certo a relevância histórica que tem toda aquela estrutura, mas conhece muito bem a sua utilidade atual. “Aqui dá para aprender”, resume.

E é com o intuito de ensinar, de espraiar conhecimento e cultura que se fez a reforma. A secretária da Cultura e Turismo, Adriana Carvalho, frisa a importância da obra e o cuidado que se teve para a manutenção dos traços originais da arquitetura. “Demorou um pouco para se concretizar, porque preservamos a história e restauramos em vez de substituir as partes que apresentavam problema”, destaca.

As maiores dificuldades eram percebidas no subsolo, com o excesso de umidade. As largas paredes já não seguravam com a mesma força todo o reboco, nem a madeira suportava a ação do tempo. Se fez necessária a recuperação e o resultado obtido foi o esperado. “Essa é uma obra bastante sonhada”, diz a prefeita Carmen Regina Cardoso ao visitar as acomodações da casa. “Este prédio é o retrato e representa a comunidade lajeadense”, acrescenta.

História

O prédio que abriga a Casa de Cultura foi inaugurado em 20 de agosto de 1900. Abrigou em seus três pavimentos o Gabinete da Intendência e seus departamentos, quartel e cadeia municipal, além do Fórum da Comarca do Alto Taquari. Foi idealizado pelo intendente Júlio May. Atualmente serve como museu, espaço para aulas de atividades artísticas e culturais, ambiente de exposições, contando com auditório para palestras e cursos.

By |2008-12-12T00:00:00-02:00dezembro 12th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Casa de Cultura: Pronta para recomeçar a história

About the Author: