Caminhos da Forqueta apresenta suas belezas para apreciadores do turismo rural

///Caminhos da Forqueta apresenta suas belezas para apreciadores do turismo rural

Caminhos da Forqueta apresenta suas belezas para apreciadores do turismo rural



O passeio iniciou com um café da manhã colonial na residência dos Reichert. No local ainda pode ser apreciado o acervo histórico de uma marcenaria, antigo engenho de cana, licores produzidos pela família, produtos das artesãs de Forqueta, além de belas paisagens do interior. Dali, o roteiro seguiu para a propriedade dos Ferrari, participantes do grupo ecológico de Forqueta, certificado nacionalmente pelos produtos orgânicos que cultiva. No local conheceram as hortas ecológicas e produtos naturais cultivados pela família. Em seguida o grupo subiu ao alto do mirante dos Seibel, de onde foi possível deslumbrar-se com a paisagem e observar quatro municípios vizinhos. O ponto seguinte visitado foi o alambique Maders, onde acompanharam parte da produção da cachaça. O passeio encerrou no camping do Ereneu, com um almoço de confraternização. Ao todo estão previstos 12 pontos de visitação no roteiro, incluindo as Igrejas de Pedra e São Vendelino, relógio de chás da Escola, Museu da Michele, Conservas Seibel, Apiário Gisch, trilha ecológica dos Weizenmann, composto orgânico e frutas cristalizadas.

O projeto Caminhos da Forqueta foi lançado em julho de 2010, dentro do projeto “Verde é Vida” da Afubra e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Arlindo Back, com o apoio da Administração Municipal, através das secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Indústria, Comércio e Turismo. O grupo formado por 18 empreendedores vem se qualificando desde 2011 por meio de módulos do Curso de Turismo Rural do SENAR, que será concluído em novembro de 2013, com a formatação do roteiro. Além disso, contam com a assessoria do Sebrae, que trabalha qualidade e planejamento na propriedade rural com o grupo. Para incrementar a experiência, realizaram visitas técnicas em roteiros turísticos das cidades de Caxias do Sul, Imigrante e Dois Irmãos.

Fonte: Ass. de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio

Foto: Maica Viviane Gebing

By |2013-05-23T00:00:00-03:00Maio 23rd, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Caminhos da Forqueta apresenta suas belezas para apreciadores do turismo rural

About the Author: