Auditório lotado na Suinofest para conhecer o Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo

///Auditório lotado na Suinofest para conhecer o Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo

Auditório lotado na Suinofest para conhecer o Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo

Diversos representantes de municípios e profissionais envolvidos com o turismo no Vale do Taquari estiveram na tarde desta sexta-feira, dia 15, no auditório Duroc, na Suinofest 2012, para conhecer o conteúdo do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Estado.

O Seminário Turismo, organizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, em Encantado, contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria do Turismo (Setur-RS), Márcio Cabral.

A presidente da Suinofest, Renata Galiotto, falou da honra em sediar o debate. “Para nós é muito importante poder realizar esse encontro durante o nosso evento. Esperamos que em 2013 estejamos aqui novamente para comemorar as ações que serão tiradas dessa discussão”, destacou.

O presidente da Amturvales, Vanildo Roman, agradeceu pelo espaço cedido. “Agradeço a Suinofest pela oportunidade e o Governo do Estado por vir até Encantado. O trabalho apresentado hoje iniciou em 2011, com os encontros regionais. No Plano de Turismo que será apresentado agora consta a contribuição de cada um de vocês”, falou.

O prefeito de Encantado, Paulo Costi, agradeceu a presença de todos e convidou os presentes para ao final do debate prestigiarem o Salão Gastronômico.

Apresentado por Cabral, o Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul norteará ações do setor no Estado até 2015. Lançado oficialmente em maio, ele foi formulado após as Conferências (Regionais e Estadual) realizadas ao longo do segundo semestre de 2011.

“O Vale do Taquari é muito importante para nós. A região dos Vales realizou a maior Conferência Regional aqui em Encantado. Eventos como a Suinofest são importantes para a condução do Turismo do Estado”, disse Cabral.

De acordo com o secretário Adjunto, o plano trata fundamentalmente das possibilidades do turismo para o RS. Nele constam a Análise da situação atual, os Cenários, as Regiões Turísticas, os Eixos Estratégicos, os Desafios, os Projetos e as Metas.

Cabral citou, entre os desafios, o de transformar o RS como um dos principais destinos turísticos no Brasil. “As pessoas não viajam mais, somente, em busca de sol e mar. Hoje temos muitas possibilidades de Turismo. O Estado tem suas potencialidades e devemos apostar nelas. Precisamos buscar uma identidade própria”, destacou.

Para o secretário é importante que todos se envolvam para a concretização e implantação do documento. “O plano só vai cumprir seu papel se cada um assumir essa política, que não é só do Estado, mas de todos. Que esse documento possa, em 2015, quando será avaliado, dar frutos”, falou Cabral.

Conheça o Plano

O Plano Estadual conta com 10 eixos estratégicos e cinco desafios.

Eixos estratégicos

Os 10 eixos estratégicos que permeiam todo o trabalho e auxiliam na definição do caminho a ser seguido por todos os atores envolvidos em atividades características do Turismo são os seguintes:

1 – Gestão descentralizada e participativa

2 – Planejamento e avaliação

3 – Desenvolvimento regional

4 – Desenvolvimento social

5 – Promoção da Diversidade e a acessibilidade

6 – Tradição e cultura do Rio Grande do Sul

7 – Produtos do Rio Grande do Sul

8 – Competitividade, empreendedorismo e inovação

9 – Rio Grande do Sul para os gaúchos, para os brasileiros e para o mundo

10 – Sustentabilidade

Desafios

O desenvolvimento da atividade turística no Rio Grande do Sul, conforme o Plano,exige o enfrentamento de cinco desafios definidos a partir dos eixos estratégicos.

Desafio 1: Implantar o sistema de Gestão do Turismo no Rio Grande do Sul

Desafio 2: Preparar o Rio Grande do Sul para captar e realizar grandes eventos

Desafio 3: Aumentar a competitividade das regiões turísticas do Rio Grande do Sul

Desafio 4: Posicionar o produto turístico Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional

Desafio 5: Fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação dos serviços turísticos

Além de Cabral, a assessora técnica da área de investimentos da secretaria de Turismo, Liane Port, participou da atividade, palestrando sobre linhas de crédito disponíveis para o setor.

“As linhas de créditos hoje não são específicas para o Turismo e precisamos buscar isso, pois o setor tem uma economia diferente. Estamos estudando linhas e vamos buscar junto aos bancos para que haja investimento em Turismo”, prometeu.

Ao final, os palestrantes receberam uma cesta com produtos locais.

Texto/fotos: Caroline Rodrigues/ Ass. de Imprensa Amturvales

By |2012-06-15T00:00:00-03:00junho 15th, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Auditório lotado na Suinofest para conhecer o Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo

About the Author: