Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari realiza o Ponto de Cultura

///Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari realiza o Ponto de Cultura

Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari realiza o Ponto de Cultura



A Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari (AAMoinhos), constituída pelos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), promove o Ponto de Cultura chamado de “Pão, Cultura e Arte Para Todos”. Realizado com apoio das Administrações Municipais, o evento ocorrerá de 30 de março a 16 de abril de 2010, no Complexo Museu do Pão junto à Oficina de Panificação e ao Moinho Colognese, em Ilópolis.

O projeto é voltado ao resgate e à preservação do patrimônio histórico, material e imaterial dos pães e dos moinhos, resgatando valores e hábitos da cultura italiana e das demais etnias.

“Pão, Cultura e Arte Para Todos” é um programa Ponto de Cultura de iniciativa do Ministério da Cultura e que prioriza a diversidade humana e tem por objetivo manter viva a cultura e transformá-la em fonte de conhecimento e qualificação para novas atividades empreendedoras, gerando emprego e renda para a região.

O presidente da Associação dos Amigos dos Moinhos, Claudir Marin Fachinetto, destaca o evento como um projeto regional. “As 11 oficinas gastronômicas que serão realizadas, além de destacar a cultura, também possibilitarão, futuramente, melhorias econômicas e sociais aos participantes. Elas darão novas oportunidades às pessoas, principalmente aos aprendizes da Arte Branca e irão promover, consequentemente, o turismo regional”, afirma.

De acordo com Fachinetto, quando iniciaram os trabalhos de restauração dos moinhos e readequações, o objetivo também era preservar a cultura local. “Queremos também valorizar a cultura da nossa região, através deste projeto. A nossa idea é obter mais recursos junto ao Ministério da Cultura para nos próximos anos ampliarmos o Ponto de Cultura. O intuito é que ele seja anual”, adianta o presidente.

O “Pão, Cultura e Arte Para Todos? terá abertura oficial na terça-feira, dia 30, às 17h30min. Logo após acontecerá uma reunião com os prefeitos e os vereadores que compõem o Caminho dos Moinhos. As oficinas iniciam dia 30 e se estendem até o dia 15 e são destinas a vários públicos, com vagas limitadas. A primeira a ser realizada terá como tema ?Pão Verde: Erva-Mate na Panificação”.

Já no dia 16 de abril ocorrem dois seminários: “O Saber e o Fazer do Pão” e “Moinhos: Patrimônio e Vida”.Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Mais informações acesse o site: www.caminhodosmoinhos.com.br.

Texto/ Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

By |2010-03-26T00:00:00-03:00março 26th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari realiza o Ponto de Cultura

About the Author: