Arvorezinha sedia reunião dos prefeitos do G9

///Arvorezinha sedia reunião dos prefeitos do G9

Arvorezinha sedia reunião dos prefeitos do G9



Os prefeitos que integram o G9 (Grupo dos nove municípios da região alta do Vale) estiveram reunidos na sexta-feira, dia 3, em Arvorezinha. O encontro, que integrou a programação da 5ª Festa Nacional da Erva- Mate (Femate), foi coordenado pelo presidente e prefeito de Nova Bréscia, Diógenes Laste.

O prefeito de Arvorezinha agradeceu à presença de todos e convidou os administradores para a Femate.

A primeira parte da reunião foi ocupada pelos representantes da empresa Gestão Ltda, especializada em desenvolver trabalhos de controle interno. O responsável técnico da empresa, Jorge Bento de Souza, apresentou aos gestores como é realizado o trabalho. Atualmente, na região, a Gestão Ltda atua nos municípios de Arvorezinha e Itapuca.

Um dos assuntos discutidos pelos prefeitos e abordado pelo administrador de Anta Gorda, Vanderlei Moresco, tratou de uma decisão normativa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) que proíbe os caminhões acima de 47 toneladas de acessarem a RS 332.

De acordo com Moresco, muitos motoristas de Anta Gorda têm reclamado da decisão. “Os motoristas dos caminhões que têm esse peso não conseguem voltar para casa. Eles deixam os veículos antes da RS 322 e acabam retornando de ônibus”, afirmou. O G9 vai encaminhar um pedido de informações sobre a normativa ao Daer.

A turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Lizeli Bergamaschi, também ocupou um espaço na reunião. Ela solicitou aos prefeitos ajuda das prefeituras para a realização do curso Boas Práticas nos Serviços de Alimentação (BPSA), que será desenvolvido pelo Senac com os proprietários de restaurantes da região alta. Os administradores aprovaram a iniciativa e solicitarem que, pelo menos, um representante de cada município que integra o grupo participe. O auxílio das prefeituras será de 50% do valor total da qualificação.

Ainda foi discutido e aprovado pelos administradores o início do processo de registro da Rota da Erva-Mate. De acordo com Lizeli, após a aprovação dos gestores se dará início à primeira etapa, que envolve a análise do nome Rota da Erva-Mate para registrar a marca no departamento responsável.

A próxima reunião da entidade acontecerá, ainda neste mês, em Coqueiro Baixo e terá como principal pauta a possível inclusão do município de Encantado no grupo. Também serão feitos o planejamento estratégico do turismo da região, o planejamento da entidade para o próximo ano e a adesão dos municípios ao turno único. O encontro será às 9h do dia 23 de setembro.

Integram o G9 os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Relvado e Putinga.

Texto/ foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

By |2010-09-04T00:00:00-03:00setembro 4th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Arvorezinha sedia reunião dos prefeitos do G9

About the Author: