Arquiteto catalão Josep María Montaner visita o Museu do Pão em Ilópolis

///Arquiteto catalão Josep María Montaner visita o Museu do Pão em Ilópolis

Arquiteto catalão Josep María Montaner visita o Museu do Pão em Ilópolis



Na manhã do sábado, dia 28, o Museu do Pão de Ilópolis recebeu um dos maiores críticos de arquitetura. O espanhol Josep María Montaner esteve acompanhado por uma comitiva de professores do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O arquiteto catalão é doutor e professor de Composição Arquitetônica da Escola de Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC) e veio ao Estado para o lançamento do livro Arquitectura y Crítica em Latino América, que aconteceu no Auditório III da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UniRitter, em Porto Alegre, na sexta-feira, dia 27. E também conhecer o Museu do Pão, pois em 2008, publicou uma reportagem de duas páginas sobre o Museu no jornal La Vanguarda, de Barcelona.

“Sempre quis visitar este Museu de Ilópolis. Já tinha vindo várias vezes a Porto Alegre e, desta vez, como tive o dia livre, aproveitei para fazer a visita. É magnífico poder visitá-lo”, comentou. “Fiz uma reportagem no jornal La Vanguardia. Escrevi vários livros sobre arquitetura de museus e o Museu do Pão é um dos bons exemplos. Procuro mostrar exemplos novos e este é maravilhoso porque tem uma parte que foi restaurada e outra nova. É um exemplo pedagógico magnífico”, afirmou Montaner.

O presidente da Associação dos Amigos dos Moinhos, Claudir Fachinetto, ressaltou a importância do contato com profissionais importantes da arquitetura mundial.

Estamos trabalhando para restaurar os outros moinhos também”, disse. “E essas pessoas que vieram nos visitar contribuíram e vão contribuir muito para resgatarmos a cultura dos moinhos e dos nossos antepassados”.

O arquiteto Marcelo Ferraz, um dos idealizadores do Projeto de restauração do Moinho Colognese de Ilópolis, ficou satisfeito com o estado físico do prédio. “A estrutura está envelhecendo bem, ele está muito bem cuidado”, comentou. Ferraz ressaltou que o objetivo agora é retomar o projeto de restauração dos Moinhos Castaman (Arvorezinha), Dallé (Anta Gorda) e Marca (Putinga). “Cada um terá uma característica diferente. O Marca tem um projeto de pousada, o Castaman deve voltar a produzir farinha e o Dallé vai receber mais equipamentos”,acrescentou.

A recepção aos arquitetos aconteceu na Bodega do Moinho Colognese, em Ilópolis. Autoridades municipais também estiveram presentes.

Texto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Foto: Diogo Fedrizzi/ Jornal Opinião

By |2011-05-31T00:00:00-03:00Maio 31st, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Arquiteto catalão Josep María Montaner visita o Museu do Pão em Ilópolis

About the Author: