Armazanemanto e uso de dejetos suínos é tema de encontro do G10 durante a 5ª LeitãoFest

///Armazanemanto e uso de dejetos suínos é tema de encontro do G10 durante a 5ª LeitãoFest

Armazanemanto e uso de dejetos suínos é tema de encontro do G10 durante a 5ª LeitãoFest



Prefeitos do Grupo dos 10 municípios da Região Alta do Vale do Taquari (G10) reuniram-se na tarde desta sexta-feira, dia 13, em Putinga.

O encontro, ocorrido na Prefeitura, fez parte do 3º Seminário de Suinocultura, programação do 48º aniversário da Cidadedo Meteorito e da 5ª LeitãoFest.

Para iniciar o encontro, o prefeito anfitrião, Valdir Possebon, deu as boas-vindas aos presentes, agradeçeu a presença de todos e convidou as autoridades para participar da programação do evento.

Após, o zootecnista e assistente técnico do Escritório Regional de Lajeado da Emater/RS-Ascar, João Alfredo de Oliveira Sampaio, palestrou sobre “Armazenamento e uso de dejetos suínos”. Entre os principais destaques, Sampaio evidenciou o número de animais, tanto bovinos, suínos e aves, a área para produção e a capacidade de cada município no setor. “Nós temos em cada município uma área para depositar dejetos suínos, bovinos e de aves. A partir desta área e do número de cabeças, temos um potencial de produção cidade por cidade. Percebendo os dados desta região, deve-se aumentar a área para termos maior produção e, consequentemente, aumentar a área para depositar os dejetos animais”, explicou.

Além disso, o profissional sugeriu adequeções e informações técnicas para os produtores rurais. “Um programa para o município seria estimular que os produtores concentrassem dejetos e fazer a ccobertura das esterqueiras. A nossa intenção é manter a suinocultura, bovinocultura de leite e a avicultura, que são tão fortes nestes 10 municípios”, completou.

O auxílio da Administração com a construção de esterqueiras foi evidenciada pelo zootecnista. “Além da terraplanagem, melhorias nas estradas, o município precisa incentivar o produtor a fazer uma boa esterqueira para que os dejetos possam ficar ali por 120 dias parado, o que economiza o custo e qualifica os dejetos, lavouras e o produto que ingerimos”, finalizou, explicando o que é compostagem e biodigestão, formas de aperfeiçoar o setor produtivo.

A próxima reunião do G10 acontecerá em maio, durante o Seminário de Fruticultura em Arvorezinha.

Para encerrar, foi servido um coquetel.

Programação

A programação da 5ª LeitãoFest prossegue neste sábado e domingo. Confira:

Sábado – 14 de abril

10h- Abertura da feira

12h- Almoço Típico da Gastronomia Suína

14h- Apresentações

19h30min- Jantar Típico Gastronomia Suína

20h- Show com o GRUPO TALAGAÇO

22h- Show com DJ MALUCO E ALADIN

Domingo- 15 de abril

10h- Abertura da Feira

12h- Almoço Típico da Gastronomia Suína

16h- Show com a BANDA SAN MARINO

18h- Show com a BANDA CHAMPION

21h30min- Encerramento oficial da feira

21h40min- Show com MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

Texto/Foto: Vitória Stürmer Bortoletti/Portal Região dos Vales

By |2012-04-13T00:00:00-03:00abril 13th, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Armazanemanto e uso de dejetos suínos é tema de encontro do G10 durante a 5ª LeitãoFest

About the Author: