Apresentado o projeto do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura

///Apresentado o projeto do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura

Apresentado o projeto do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura

Na noite de ontem, 15 de setembro, a comunidade pode conhecer a proposta do projeto do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante. A iniciativa prevê a revitalização do Convento, obra que beneficia a região do Vale do Taquari.

Frei Nelson Müller, que administra a casa, recepcionou os participantes junto à Capela do Convento, citando ser um local importante historicamente e culturalmente. Expôs que o Centro Cultural é um Serviço que os Franciscanos querem prestar ao Vale do Taquari. Em seguida, o Pároco Provincial Frei Inácio Delazeri, deu a benção aos presentes e também aos trabalhos que serão realizados para a revitalização do local.

A apresentação do projeto foi realizada pela equipe da produtora cultural Carmen Langaro. Os arquitetos responsáveis pelos projetos arquitetônicos de restauro, construção e complementares são Cristiane Rauber, Juliana Betemps e Pablo Uez. As ações de marketing são coordenadas Álvaro Franco da Backstage e o Engenheiro Civil é Renato Tosi da Cidade Projetos e Construções.

Após a explanação do projeto, os Freis Franciscanos ofereceram um jantar a todos.

O empresário e morador de Imigrante, Alexandre Rottoli, que esteve no lançamento do projeto, mencionou a grandiosidade da proposta  pelo local já atrair um grande número de turistas e a proposta trazer mais pessoas para visitarem o município, o que futuramente pode inclusive contribuir com a economia do município e gerar mais empregos. “O Convento merece um empreendimento como esse”, ressalta Rottoli.

O Projeto

O projeto aprovado pelas leis de incentivo cultural Rouanet, do Ministério da Cultura, e LIC, da Secretaria Estadual, prevê a construção de um teatro de 170 lugares anexo ao convento, a qualificação de espaços para multiuso cultural e o restauro de algumas estruturas do conjunto arquitetônico, tombado pelo Patrimônio Histórico do município, incluindo a capela, no qual não sofrerá nenhuma intervenção, apenas serão ações para sua preservação.

Também será empreendida a renovação das alas de acolhimento de grupos que tradicionalmente se hospedam no convento para a realização de atividades culturais e educacionais. Os quartos serão equipados com banheiro privativo, climatização e outros itens de conforto e bem estar.

Entre as propostas culturais que os novos espaços proporcionarão estão as oficinas de escultura em pedra grês e também de produção de velas, que já eram realizadas e mantidas pelos Freis. As salas multiuso e o teatro serão utilizados pelos grupos de teatro, corais, dança, música além de um clube de cinema e oficinas de arte e artesanato.

Após a conclusão das obras, o novo Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura será operacionalizado em parceria entre os freis do Instituto Cultural São Francisco de Assis e o  Município de Imigrante que é um dos apoiadores do projeto, que será destinado para uso da própria comunidade de Imigrante e de toda a região.

As Leis de Incentivo

O projeto do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura foi aprovado para a captação de R$3.200.000,00 através da Lei de Incentivo à Cultura – LIC/Próculura-RS, e também R$ 1.164.571,28 por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura – MINC –Rouanet. O município de Imigrante também irá apoiar, aportando parte do projeto.

A captação será junto a empresas, que podem aplicar no projeto percentuais de ICMS ou imposto de renda a pagar aos cofres públicos. Pessoas físicas também podem participar do projeto, aplicando até 6% do seu imposto de renda.

Os interessados em participar do projeto podem fazer contatos diretamente no convento, com o Frei Nelson Müller pelos telefones (51) 9116 7922 e (51) 3754 2021, com a produtora cultural Carmen Langaro pelos telefones (51) 9907 8121 e (51) 3343.9036 ou pela fanpage Facebook/Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura.

FOTO EM ANEXO – LUISE TOMBINI/DIVULGAÇÃO

REPRODUÇÕES DAS OBRAS QUE SERÃO REALIZADAS

apresetacao_projeto_cccfsb-LuiseTombini EXTERNA_View05 TEATRO INTERNA_View01

By |2015-09-18T12:42:53-03:00setembro 18th, 2015|Sem categoria|Comentários desativados em Apresentado o projeto do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura

About the Author: