Amvat e Consisa têm novas diretorias

///Amvat e Consisa têm novas diretorias

Amvat e Consisa têm novas diretorias



Prefeito de Fazenda Vilanova foi eleito por aclamação novo presidente da entidade para a gestão 2009

Paulo Ricardo Schneider

paulo@informativo.com.br

Colaboração Caco Villanova

Em assembleia que contou com a presença de 39 chefes de Executivos dos 40 municípios filiados, o prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, foi eleito o novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) para o ano de 2009. A chapa encabeçada pelo progressista foi eleita por aclamação e mantém acordo firmado na gestão anterior, de que o primeiro presidente do atual mandato seria do partido que tivesse o maior número de prefeitos, no caso o PP. ?Nossa responsabilidade é com as mais de 300 mil pessoas que vivem em nossos municípios. Essa é a nossa bandeira?, afirmou, logo depois de receber o cargo do ex-presidente Vanderlei Moresco (PMDB), de Anta Gorda.

Cenci entende que a associação deve incentivar as discussões e a busca por soluções para os problemas das microrregiões. Enfatiza, no entanto, que a Amvat vai enfrentar também questões macrorregionais, como por exemplo, a duplicação da BR-386. ?Os acessos asfálticos aos municípios é outra preocupação, que deve ser regional e apartidária?, frisa. O novo presidente diz que vai trabalhar pela participação mais efetiva dos prefeitos nos Conselhos de Desenvolvimento, tanto em nível regional quanto estadual. Segundo ele, a responsabilidade dos chefes dos Executivos municipais é discutir em conjunto suas ações. Admite, no entanto, que não basta, para isso, somente a indicação de um nome para ocupar cargo na diretoria. Defende ainda maior representação do Vale no governo do Estado, e prometeu ampliar discussões na área da saúde e manter parcerias, entre as quais com a Univates.

Pauta

Antes da eleição, realizada no centro universitário, em Lajeado, ocorreram participações. Entre elas, do reitor da Univates e presidente do Codevat, Ney Lazzari, que assinalou a intenção de reforçar a parceria entre a instituição e as cidades. O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) também falou aos prefeitos. Rafael Fontana mencionou proposta da entidade para discutir o turismo no âmbito microrregional e a necessidade de criação de um consórcio intermunicipal para receber recursos federais. Convidou a Amvat para ser copromotora de uma oficina sobre turismo a ser realizada em março, com o objetivo de organizar um plano regional.

O diretor administrativo do Hospital Bruno Born, Élcio Callegaro, convidou os prefeitos para reunião em fevereiro, quando serão traçadas ações a serem desenvolvidas pelas entidades que participaram e elaboraram a carta do 1° Fórum em Saúde. Citou investimentos da instituição, como a ampliação da UTI Pediátrica, e adiantou que será apresentada aos municípios uma nova proposta para os atendimentos de urgência e emergência. A Amvat volta a reunir os prefeitos no mês de fevereiro, em assembleia que também será realizada em Lajeado.

A nova diretoria

Presidente: José Luiz Cenci (PP) – Fazenda Vilanova

Primeiro-vice-presidente: Gilberto Keller (PMDB) – Colinas

Segundo-vice-presidente: Rudimar Müller (PT) – Cruzeiro do Sul

Primeiro-secretário: Celso Brönstrup (PPS) – Estrela

Segundo-secretário: Carlos Bohn (PSDB) – Mato Leitão

Primeiro-tesoureiro: Paulo Costi (PP) – Encantado

Segundo-tesoureiro: José Odair Scorsatto (PDT) – Arvorezinha

Titulares do Conselho Fiscal

Ricardo Flach (DEM) – Poço das Antas

Celso Pazuch (PSB) – Bom Retiro do Sul

Ivo dos Santos Lautert – (PDT) – Taquari

Suplentes do Conselho Fiscal

Antônio Valesan (PTB) – Roca Sales

Ricardo Rockenbach (PP) – Travesseiro

Tarso Bastiani (PSDB) – Muçum

By |2009-01-16T00:00:00-02:00janeiro 16th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Amvat e Consisa têm novas diretorias

About the Author: