Amturvales é uma das marcas mais lembradas no Vale

///Amturvales é uma das marcas mais lembradas no Vale

Amturvales é uma das marcas mais lembradas no Vale



A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales saiu na última quarta-feira no especial Marcas que Marcam o Vale do Jornal Informativo

Em uma região pluralista, com empresas dos mais diversos setores, há de existir aquelas marcas que realmente marcam. Querendo desvendar um pouco mais de suas almas, o jornal Informativo do Vale publicou na edição de quarta-feira (10) o especial Marcas que Marcam o Vale. Uma destas instituições foi a Amturvales, onde o jornal contou um pouco mais sobre a Associação e seus respectivos roteiros.

Confira abaixo na íntegra o que foi publicado no Informativo:

Amturvales

Turismo vira realidade

O turista que passa pelo Vale do Taquari leva consigo a certeza de ter percorrido um dos caminhos mais seguros e deslumbrantes do interior do Rio Grande do Sul. Rodeada por extensos vales e circundada pelas águas do Rio Taquari, a região preserva a arquitetura e os costumes herdados dos imigrantes europeus.

Graças a esse rico mosaico étnico-cultural herdado do Velho Mundo, o local abriu seus olhos para o turismo, colhendo hoje os frutos das sementes plantadas por aqueles que, com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), acreditam na possibilidade de gerar emprego e renda com uma indústria que atua em perfeita harmonia ambiental.

Com apoio da Amturvales, o Vale do Taquari conta hoje com cinco roteiros turísticos: Gemas & Jóias, Rota Germânica, Delícias da Colônia, Caminho dos Moinhos e Roteiro da Erva-Mate.

Gemas & Jóias

Muito embora tenha seu início na capital e pontos de visitação que contemplam Guaporé, Soledade, Ametista do Sul e Frederico Westphalen, a Rota das Gemas e Jóias tem, no Vale do Taquari, locais estratégicos em Lajeado e Estrela, com áreas de industrialização e comercialização de gemas (produtos em ágata, ametista e citrino), conhecendo o Doctor Day Spa, pioneiro no Brasil na pesquisa e no desenvolvimento de terapias com cristais de pedras preciosas.

Delícias da Colônia

Um belo roteiro turístico que leva o visitante a conhecer e degustar as delícias de Estrela, Colinas e Imigrante, em sua maioria de origem alemã.

Rota Germânica

A Rota Germânica, em Teutônia, oferece um passeio pela capital dos corais, contemplando belos atrativos como o museu que contém uma raridade em instrumentos musicais de mais de cem anos de história, além de abrigar a peça única no mundo, com a qual o gênio teutoniense Henrique Uebel, mais conhecido por “Homem Orquestra”, tocava simultaneamente sete instrumentos musicais.

Rota da Erva-Mate

Contempla um conjunto de atrativos num raio de 60 quilômetros. Nesse caminho, o turista irá presenciar paisagens inesquecíveis. Tudo isso aliado à hospitalidade dos habitantes e muito chimarrão, feito da matéria extraída dos melhores ervais do sul do Brasil. A rota, que começa em Encantado, leva o visitante a conhecer o Parque Histórico da Cosuel, integrado pelo salão da gastronomia à base de carne suína, Centro Cultural Ouro Branco e Memorial Cosuel.

Caminhos dos Moinhos

O leite, a uva e o milho garantiram no passado a sobrevivência dos imigrantes, razão especial da existência de muitos moinhos coloniais, ainda conservados e atuantes. Uma raridade em processo de extinção. Obras que, resistindo ao tempo, integram um dos maiores conjuntos arquitetônicos existentes no sul do Brasil, razão pela qual um grande projeto o transformou na rota turística dos moinhos, denominada Caminho dos Moinhos, integrando, além do Moinho Colognese, de Ilópolis – já concluído -, os moinhos Vicenzi, de Anta Gorda; Marca, de Putinga; e Fachinetto e Castaman, de Arvorezinha, estes ainda em fase de restauração.

Acesse o site www.amturvales.com.br

By |2008-12-12T00:00:00-02:00dezembro 12th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Amturvales é uma das marcas mais lembradas no Vale

About the Author: