Amturvales e Codevat reúnem-se com entidades para debater o turismo regional

///Amturvales e Codevat reúnem-se com entidades para debater o turismo regional

Amturvales e Codevat reúnem-se com entidades para debater o turismo regional

 No dia 26 de junho entidades se reúnem novamente  (Foto: Vanessa Paliosa)

No dia 26 de junho entidades se reúnem novamente (Foto: Vanessa Paliosa)

Na tarde desta terça-feira (22), a Associação dos Munícipios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) juntamente com o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) estiveram reunidos, no prédio 16, da Univates, com representantes de entidades da região, para debater o turismo.

O presidente da Amturvales, Rafael Fontana, iniciou o encontro apresentando os números de serviços que já são oferecidos no Vale do Taquari, bem como os roteiros existentes. “A Região têm potencial no turismo cultural, ecológico, religioso, pedagógico e de intercâmbio”, relata.

Fontana, destacou que o Vale ocupa a 3º posição entre as regiões ofertadas com operadoras turísticas do Brasil e que é importante a formação do Grupo Gestor de Turismo Vale do Taquari com o intuito de articular estratégias e ações para alavancar o setor.

Entre os assuntos abordados,  está a infraestrutura regional; Trem turístico; Criação de novos roteiros; Promoção do destino turístico Vale do Taquari; Folheteria de divulgação de roteiros e atrativos ofertados; Site com foco comercial, que reúne num único espaço todos os serviços e informações ao turista; Explorar as mídias sociais;  Displays distribuídos em 80 pontos da Região, com quatro roteiros e 20 empreendimentos;  Importância da Constituição Municipal de Turismo, visando melhorar os indicadores do Mapa do Turismo; Inserção da sustentabilidade no currículo escolar, abordando o tema em sala de aula; Captação de eventos para a Região, aproveitando a estrutura que o Vale possuí; Qualificação dos serviços, fortalecendo os já existentes para incentivar a criação de novos empreendimentos; Parceria com outras regiões, a fim de movimentar a economia e, consequentemente, gerar empregos.

Para Cintia Agostini, presidente do Codevat, o momento é de acelerar o turismo. “Está bem claro que o trabalho realizado no turismo não é valorizado. Percebemos que existe um avanço considerável, mas, agora, é fundamental acelerar o passo e, isso, é possível através de ações que engloba tudo o que está ligado ao segmento, mas de forma mais coordenada.

Um novo encontro entre todas as entidades foi marcado para o dia 26 de junho. Na oportunidade, será discutida e planejada uma estratégia em conjunto.

Participaram do encontro STR Regional, Arranjo Produtivo Local (APL), Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), Emater, Sebrae, 3º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Senar, Senac, ERM e Teatro Univates e CIC Vale do Taquari.

By |2018-05-23T09:00:07-03:00Maio 23rd, 2018|Sem categoria|Comentários desativados em Amturvales e Codevat reúnem-se com entidades para debater o turismo regional

About the Author: