Alunos da APAE de Encantado participam do projeto “Esportes Radicais para Portadores de Necessidades Especiais” no Refúgio Explorer em Vespasiano Corrêa

///Alunos da APAE de Encantado participam do projeto “Esportes Radicais para Portadores de Necessidades Especiais” no Refúgio Explorer em Vespasiano Corrêa

Alunos da APAE de Encantado participam do projeto “Esportes Radicais para Portadores de Necessidades Especiais” no Refúgio Explorer em Vespasiano Corrêa



Cerca de 50 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Encantado, acompanhados das professoras, tiveram um dia diferente na última quinta-feira, dia 29.

Os estudantes estiveram no Refúgio Explorer, Centro de Esportes de Montanha, no município de Vespasiano Corrêa.

No local, o grupo participou do projeto “Esportes Radicais para Portadores de Necessidades Especiais”. O programa iniciado em 2002 pelo proprietário do local, Sílvio Zonatto, visa promover a qualidade de vida e a integração dos participantes, proporcionar atividades para as mais diversas faixas etárias e atender a todas dimensões de lazer, sejam elas lúdicas, festivas, criativas, solidárias e ambiental-ecológicas.

O projeto é aberto e gratuito para grupos, entidades e escolas que atuam com portadores de síndromes, amputados, paraplégicos, cegos e surdos. As modalidades praticadas com os estudantes são trekking, rafting em corredeiras, rappel, tirolesa e passeios off-road em veículo militar 4×4.

Os alunos de Encantado, que tiveram um dia de diversão e inclusão no Refúgio Explorer, integraram o maior grupo que já realizou a iniciativa, que busca fazer a inclusão social por meio do turismo de aventura, de acordo com Zonatto.”O projeto Esportes Radicais para Portadores de Necessidades Especiais é único no Brasil, não existe nada parecido”, garantiu.

Além dos alunos da APAE, o vice-prefeito de Encantado, José Calvi, e a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, acompanharam a integração.

O Refúgio Explorer conta com 68 hectares de área verde. Ele é margeado pelo Rio Guaporé. A área e o prédio onde funciona o Refúgio foram adquiridos pelos atuais proprietários com o objetivo de transformá-lo em um Centro de Esportes de Montanha e oferecer atividades de Turismo de Aventura.

As entidades interessadas na iniciativa podem agendar visita, antecipadamente, pelo telefone (51) 3751-1635 ou pelo email refugioexplorer@pannet.com.br. Mais informações no site www.refugioexplorer.com.br.

Texto: Caroline Rodrigues / Portal Região dos Vales

Foto: Divulgação / Amturvales

By |2009-10-30T00:00:00-02:00outubro 30th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Alunos da APAE de Encantado participam do projeto “Esportes Radicais para Portadores de Necessidades Especiais” no Refúgio Explorer em Vespasiano Corrêa

About the Author: