Agroindústrias comercializam e divulgam produtos no Turisvales

///Agroindústrias comercializam e divulgam produtos no Turisvales

Agroindústrias comercializam e divulgam produtos no Turisvales

Três agroindústrias de Santa Maria divulgaram os produtos

Três agroindústrias de Santa Maria divulgaram os produtos

O 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales também abriu espaço para as agroindústrias familiares e o artesanato do Rio Grande do Sul. 45 participantes oriundos dos Vales Taquari e Rio Pardo, Região Central e Campanha comercializaram uma variedade de 80 produtos no Parque do Imigrante.

A exposição organizada pela Emater/RS/Ascar, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag-RS), evidenciou o potencial da agroindústria familiar, cada vez mais incorporada em rotas e roteiros turísticos da região. Durante os três dias de programação, os visitantes puderam adquirir flores, embutidos, queijos, sucos, mel, erva-mate, rapadura, leite, charque, salame, linguiça defumada, torresmo, artesanato em palha de milho, peças de lã de ovelha e quadros bordados.

Para o gerente regional da Emater, Luiz Henrique Bernardi, o diferencial da exposição foi a divulgação para várias regiões do Estado e até do país. “O turismo rural está diretamente ligado às agroindústrias e o Turisvales contribuiu para mostrarmos nossos produtos”, comentou Bernardi.

Uma das atrações foi a Basteleihaus (casa de trabalhos manuais), integrante da Rota Germânica do Rio Pardinho, no Vale do Rio Pardo. O local preserva uma casa típica alemã e comercializa artesanato em palha, esponja vegetal, madeira, filtro de café, bordados, crochê, tricô, macramê e arranjos florais, além de antiguidades. “Uma de nossas novidades são os trabalhos em Panô, com dizeres no idioma alemão. Estamos resgatando uma tradição do tempo dos avós”, contou a proprietária, Marisia Helena Wathier, que também é integrante da diretoria da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). Para ela, o Turisvales foi uma excelente ideia para ampliar a divulgação dos atrativos turísticos.

Da cidade de Santa Maria, vieram três agroindústrias. A Bem do Ponto, especializada na produção de massas e pães, está há um ano e meio no mercado. O proprietário Oneide Weber revelou que o local já recebe visitantes. “Estamos nos estruturando para atrair mais pessoas interessadas em conhecer e adquirir nossos produtos”. Situação semelhante vive Maria Carolina Paim, responsável pela Desidratados da Carol, que oferece frutas naturais desidratadas para lanches, chás, bolos e cucas. “O carro-chefe é a maçã e a banana”, disse Maria, que considerou o Turisvales uma ótima oportunidade de divulgação aos profissionais do turismo.

Turisvales

O 1º Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Sebrae. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Para outras informações acesse www.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

Texto: Diogo Daroit Fedrizzi/Ass.Imprensa Turisvales

Foto: Juremir Versettti

By |2013-08-18T14:22:33-03:00agosto 18th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Agroindústrias comercializam e divulgam produtos no Turisvales

About the Author: