Acadêmica de Estrela apresenta trabalho sobre geolocalização da região turística do Vale do Taquari no Congresso Abrapcorp, em Brasília

///Acadêmica de Estrela apresenta trabalho sobre geolocalização da região turística do Vale do Taquari no Congresso Abrapcorp, em Brasília

Acadêmica de Estrela apresenta trabalho sobre geolocalização da região turística do Vale do Taquari no Congresso Abrapcorp, em Brasília



A acadêmica do sétimo semestre, Melissa Villanova, que é natural da cidade de Estrela, apresentará o artigo feito sob a orientação da professora Polianne Merie Espindola e intitulado “Geolocalização como ferramenta de Relações Públicas”.

O trabalho, que teve por objetivo contribuir para a elaboração e mapeamento da região turística do Vale do Taquari, foi selecionado para participar do Congresso que ocorre de 15 a 17 de maio, em Brasília.

A discente explica que foram produzidos georastros, através de redes sociais geolocalizáveis, por meio dos aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis: Foursquare, Instagram e Pinterest. Ela ficou 12 horas seguidas fotografando cidades do Vale para produzir o mapa virtual.

“Escolhi aleatoriamente 12 municípios do Vale do Taquari e mostrei através do georastro (caminho virtual percorrido) nome do local turístico, seja órgão público, monumento, hotel, restaurante ou belezas naturais do local ?, com a finalidade de apresentar uma forma de explorar a ferramenta de geolocalização e contribuir para a elaboração de mapeamento”, diz.

A aluna ressalta o número de comentários que as fotos postadas têm recebido. “Muitos colegas e professores têm comentado e falado da vontade de vir conhecer essa região, pois temos muitas belezas naturais”, afirma.

As 12 cidades mapeadas para o artigo foram Anta Gorda, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Colinas, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Muçum e Teutônia.

Melissa, que é aficionada por internet, adianta que o estudo terá sequência. “Para o meu Trabalho de Conclusão de Curso pretendo fazer o mapa virtual das 39 cidades que integram a região turística do Vale do Taquari. Adoro internet e não poderia fazer o trabalho sobre outra coisa”, destaca. “Acredito que é uma forma barata e ainda pouco conhecida para mostrar os atrativos do Vale”, finaliza.

Visita

Na sexta-feira, dia 10, Melissa esteve reunida com a turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) Lizeli Bergamaschi para falar sobre a pesquisa e a participação no Congresso.

“Para o Vale do Taquari é muito importante trabalhos como este. É gratificante ver que os acadêmicos estão interessados em ajudar a divulgar a região e mostrar o nosso potencial”, diz Lizeli.

A estudante, além de apresentar o artigo, também entregará aos pesquisadores que participarem do Congresso, o Material Promocional Turístico do Vale do Taquari e o Calendário de Eventos Regional.Neste ano, o VII Congresso Abrapcorp tem como tema “Teorias e Métodos de Pesquisa: entre a tradição e a inovação”.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/Ass. de Imprensa Amturvales

By |2013-05-14T00:00:00-03:00Maio 14th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Acadêmica de Estrela apresenta trabalho sobre geolocalização da região turística do Vale do Taquari no Congresso Abrapcorp, em Brasília

About the Author: