A acadêmica do sétimo semestre, Melissa Villanova, que é natural da cidade de Estrela, apresentará o artigo feito sob a orientação da professora Polianne Merie Espindola e intitulado “Geolocalização como ferramenta de Relações Públicas”.
O trabalho, que teve por objetivo contribuir para a elaboração e mapeamento da região turística do Vale do Taquari, foi selecionado para participar do Congresso que ocorre de 15 a 17 de maio, em Brasília.
A discente explica que foram produzidos georastros, através de redes sociais geolocalizáveis, por meio dos aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis: Foursquare, Instagram e Pinterest. Ela ficou 12 horas seguidas fotografando cidades do Vale para produzir o mapa virtual.
“Escolhi aleatoriamente 12 municípios do Vale do Taquari e mostrei através do georastro (caminho virtual percorrido) nome do local turístico, seja órgão público, monumento, hotel, restaurante ou belezas naturais do local ?, com a finalidade de apresentar uma forma de explorar a ferramenta de geolocalização e contribuir para a elaboração de mapeamento”, diz.
A aluna ressalta o número de comentários que as fotos postadas têm recebido. “Muitos colegas e professores têm comentado e falado da vontade de vir conhecer essa região, pois temos muitas belezas naturais”, afirma.
As 12 cidades mapeadas para o artigo foram Anta Gorda, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Colinas, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Muçum e Teutônia.
Melissa, que é aficionada por internet, adianta que o estudo terá sequência. “Para o meu Trabalho de Conclusão de Curso pretendo fazer o mapa virtual das 39 cidades que integram a região turística do Vale do Taquari. Adoro internet e não poderia fazer o trabalho sobre outra coisa”, destaca. “Acredito que é uma forma barata e ainda pouco conhecida para mostrar os atrativos do Vale”, finaliza.
Visita
Na sexta-feira, dia 10, Melissa esteve reunida com a turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) Lizeli Bergamaschi para falar sobre a pesquisa e a participação no Congresso.
“Para o Vale do Taquari é muito importante trabalhos como este. É gratificante ver que os acadêmicos estão interessados em ajudar a divulgar a região e mostrar o nosso potencial”, diz Lizeli.
A estudante, além de apresentar o artigo, também entregará aos pesquisadores que participarem do Congresso, o Material Promocional Turístico do Vale do Taquari e o Calendário de Eventos Regional.Neste ano, o VII Congresso Abrapcorp tem como tema “Teorias e Métodos de Pesquisa: entre a tradição e a inovação”.
Texto/foto: Caroline Rodrigues/Ass. de Imprensa Amturvales