Abertura da 5ª Turismate destaca a qualidade da erva-mate produzida na região Alta do Vale

///Abertura da 5ª Turismate destaca a qualidade da erva-mate produzida na região Alta do Vale

Abertura da 5ª Turismate destaca a qualidade da erva-mate produzida na região Alta do Vale



Os discursos ressaltaram a qualidade da erva-mate produzida em Ilópolis e na região e o potencial econômico para o município. Para o presidente da Festa, Itacir Campos, a Turismate representa os agricultores e a cadeia produtiva, fundamentais para o desenvolvimento da região. “A erva-mate de Ilópolis é de melhor qualidade. Precisamos levar nosso potencial adiante”, disse.

O presidente da Associação Comercial e Industrial, Dilso Rabaiolli, comparou a erva-mate como o Ouro Verde do município. “É nossa alavanca do desenvolvimento e do progresso de nosso povo. A Turismate nos estimula a trabalhar em prol da erva-mate”, falou.

O deputado estadual Alexandre Postal comentou que mais de 60% da economia de Ilópolis está na produção primária. “E a erva-mate está inserida de maneira muito forte neste contexto”, acrescentou. Para Postal, a região se sobressai pelas belezas naturais, o apelo cultural e pela característica da população. Segundo ele, a revitalização dos moinhos, por exemplo, é uma prova de que a região valoriza o patrimônio cultural.

O presidente da Associação Gaúcha Municipalista e do G-10, prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto, enalteceu o trabalho do presidente da comissão organizadora, Itacir Campos, que aceitou o desafio de liderar a equipe. Ele também abordou a árdua tarefa dos prefeitos em comandar os municípios. “Sempre é na porta do prefeito que a população bate para que suas reivindicações sejam atendidas”, disse.

Scorsatto ainda falou da batalha dos gestores municipais em manter a mobilização pela aprovação da PEC 29 e da Emenda Ibsen, que garante a distribuição justa dos royalties do petróleo.

A secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, elogiou a preocupação de Ilópolis em preservar o meio ambiente e estimular o turismo. No discurso, ela fez eco à proposta do governador Tarso Genro em colocar o Rio Grande do Sul no rumo do desenvolvimento. “Estamos orgulhosos de estar aqui representando o governador. Precisamos agregar valor a esta festa e colocar o turismo como vetor do desenvolvimento do Estado”, afirmou.

O prefeito Osmar Baldissareli destacou o empenho da comissão organizadora e reforçou que, com a Turismate, o município quer oferecer a garantia que a erva-mate ali produzida tenha o seu DNA baseado em qualidade. “Quando o consumidor experimenta uma erva-mate de Ilópolis, ele sabe que tem sabor e pureza. Queremos qualificar ainda mais o nosso produto”, disse. “Aproveitem a Turismate, é confraternização, é negócio, é cultura”.

A programação se estende até domingo, dia 12, e se concentra na Praça Itália, no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

By |2011-11-12T00:00:00-02:00novembro 12th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Abertura da 5ª Turismate destaca a qualidade da erva-mate produzida na região Alta do Vale

About the Author: