A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

///A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

Lançamento do livro reúne cerca de 200 pessoas

Uma obra que resgata a história dos rios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, destaca a importância da água para seus 119 municípios e os projetos para garantir a qualidade e a quantidade do recurso hídrico para as futuras gerações.O livro A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas é uma atualização da obra escrita em 1991 e foi lançado nesta terça-feira (13/11) no Centro Universitário Univates. A cerimônia foi prestigiada por cerca de 200 pessoas, entre elas os reitores da Univates, Ney Lazzari, e da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, e o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Marco Mendonça. A publicação tem autoria dos escritores Genuíno (Gino) Antônio Ferri e Ana Cecília Togni, é composta por 375 páginas e os quatro mil exemplares impressos serão destinados gratuitamente para estudantes dos ensinos Médio e Superior, comunidades e bibliotecas. O trabalho foi viabilizado financeiramente pela Univates, UCS, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag).

O evento foi marcado por pronunciamentos, música e autógrafos. O escritor Gino Ferri lembrou os bons momentos vividos no Rio Taquari, lamentou situações difíceis atuais, como a poluição e o desaparecimento da mata ciliar e deixou sua mensagem para que as pessoas ?ajudem a salvar o rio antes que seja tarde demais?. Para Ana, escrever o livro foi uma ?viagem? de 17 meses, tempo no qual se dedicou ao levantamento das informações e desenvolvimento da obra. Ela agradeceu ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas pela oportunidade e as dezenas de pessoas que contribuíram com fotos e informações.

?Os rios que nos banham devem ser algo que aproximem nossas regiões, para que sejam locais cada vez melhores para se viver?, destacou o reitor da Univates, Ney Lazzari.O reitor da UCS, Isidoro Zorzi, enalteceu a iniciativa do Comitê e disse que a obra espelha o modelo positivo de trabalho que tem acompanhado o Comitê em seus quase 15 anos de existência. Os elogios também foram compartilhados pelo diretor do DRH, Marco Mendonça. ?O Taquari-Antas é um comitê pujante, e que com o livro ajuda a resgatar a história. Quem esquece da água não terá futuro?, advertiu.

O livro é dividido em dez capítulos. Começa pela influência dos rios, lagos e mares, mostra a divisão da Bacia, características geológicas e de clima, o aproveitamento que os municípios fazem dos rios e o planejamento para garantir o futuro das águas. Também trata da navegabilidade na Bacia, as barragens, eclusas, hidrelétricas e pontes e expõe o lazer e a cultura da população com base nos mananciais existentes. A obra é encerrada com a história do Comitê Taquari-Antas e sua consolidação como o parlamento das águas e exercendo papel estratégico no Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul.

Legendas:

Autores da obra, Ana Cecília Togni e Gino Ferri

Grande público prestigiou evento na Univates

Escritores autografaram livros no final do evento

Crédito: Simone Rockenbach Kamphorst

By |2012-11-15T00:00:00-02:00novembro 15th, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

About the Author: