1ª Festa do Pão quer resgatar, preservar e divulgar antigas raízes culturais da região alta do Vale do Taquari

///1ª Festa do Pão quer resgatar, preservar e divulgar antigas raízes culturais da região alta do Vale do Taquari

1ª Festa do Pão quer resgatar, preservar e divulgar antigas raízes culturais da região alta do Vale do Taquari



A Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari (AAMoinhos) e o Santuário São Paulo Apóstolo promovem, neste mês, a primeira edição da Festa do Pão. A programação será a primeira a ser realizada no Brasil e acontecerá do dia 15 a 24 de outubro, no Museu do Pão, no município de Ilópolis, na região alta do Vale do Taquari.

As datas foram escolhidas por marcar o Dia Mundial do Pão, comemorado em 16 de outubro, e instituído no ano de 2000, em Nova Iorque, pela International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (UIB).

O evento terá como objetivos principais contribuir para o resgate, a preservação e a divulgação de antigos saberes e fazeres culturais.

Um dos diferenciais da festa é a realização descentralizada, em formato de rodízio. Como o evento envolve o roteiro turístico Caminho dos Moinhos, que integra os municípios de Ilópolis, Anta Gorda, Arvorezinha e Putinga, a programação acontecerá, a cada ano, em um destes municípios, e terá por base cunho cultural, gastronômico e religioso.

Como destaque cultural, a Festa do Pão busca, através de debates com conhecedores do meio, abordar o percurso do Pão na humanidade, sua importância diante de todas as etnias e sua história de alimento sacro e fundamental ao povo.

Na proposta gastronômica do evento serão oferecidas cores, sabores, formas e aromas proporcionados pelas oficinas de panificação, evidenciando, em cada uma, o saber/fazer do pão como patrimônio imaterial, transmitido pelo conhecimento popular dos primeiros colonizadores e seus descendentes para as novas gerações. Além de manter viva a cultura e transformando-a em fonte de conhecimento e qualificação para novas atividades empreendedoras.

Entre os destaques da programação estão apresentações artísticas, culturais, oficinas de panificação, reunião dos prefeitos da região alta do Vale do Taquari, reunião dos vereadores e dos secretários de Educação e Cultura do Vale do Taquari, seminários e Missa Ecumênica. Um dos shows já confirmados é o do Padre Ezequiel, agendado para a quinta-feira, dia 21, às 20h.

O evento conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Ilópolis.

Texto: Caroline Rodrigues

By |2010-10-07T00:00:00-03:00outubro 7th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em 1ª Festa do Pão quer resgatar, preservar e divulgar antigas raízes culturais da região alta do Vale do Taquari

About the Author: