1ª Conferência do Turismo da Região dos Vales reúne 55 municípios e mais de 250 pessoas em Encantado

///1ª Conferência do Turismo da Região dos Vales reúne 55 municípios e mais de 250 pessoas em Encantado

1ª Conferência do Turismo da Região dos Vales reúne 55 municípios e mais de 250 pessoas em Encantado

No total foram apresentadas 35 propostas da macrorregião dos Vales, que serão sistematizadas para o Plano Estadual do Turismo a ser implantado pela Secretaria. O número de delegados indicados totalizou 75, sendo que a região tem um prazo de 10 dias para encaminhar a lista com os nomes dos representantes que participarão da 1ª Conferência Estadual do Turismo em dezembro. Para participar, os indicados deverão ser 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil e iniciativa privada.

Os eixos que nortearam os debates foram a perspectiva do Turismo como vetor de desenvolvimento do Rio Grande do Sul e o papel do Poder Público; a reestruturação da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo e a estratégia de regionalização e estruturação dos produtos turísticos.

Divididos em três grupos por microrregionais, sendo Vale do Caí, Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, os participantes apontaram diversas ideias para o fortalecimento do turismo na Região dos Vales.

O coordenador da conferência regional e diretor de roteiros da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, agradeceu a presença dos mais de 50 municípios no encontro. “O dia foi de muito trabalho e discussões sérias e oportunas. Vamos dar continuidade a esse debate na Conferência Estadual”, disse.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Vanildo Roman, destacou a importância da Conferência. “Foi um momento oportuno de discussões. Queremos ser reconhecidos para nos fortalecermos. Precisamos avançar. Esse dia de debates vai fortalecer o Turismo. Precisamos de ações e elas têm de ser feitas com a participação da sociedade. Cada município deve fazer sua parte para que o setor cresça cada vez mais”, enfatizou Roman.

O presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, salientou o empenho da região para participar da Conferência. “Quero agradecer a presença de todos e, principalmente, do nosso grupo, pois muitas pessoas saíram hoje às 4h30min de suas casas para estarem aqui e contribuir com essa discussão”, falou.

Para o secretário executivo da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí e do Corede Vale do Caí, Sérgio de Moraes, eventos como a Conferência oportunizam grande discussões. “É importante apoiar e participar destes debates para promover o Turismo nas regiões”, afirmou.

A secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, enalteceu o empenho da região com o debate. “A Conferência foi extremamente exitosa. Aqui vimos o comprometimento e a maturidade da região, pois as propostas elencadas serão vocês mesmos que irão executar. Parabéns pela organização e a mobilização. Através deste comprometimento é possível colocar o Turismo no ritmo do desenvolvimento. Podem contar com a secretaria para apoiá-los”, afirmou Abgail.

A 1ª Conferência Regional de Turismo teve como tema principal “O Turismo como Oportunidade para o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul”.

O encontro foi preparatório para 1º Conferência Estadual do Turismo, em dezembro, em Porto Alegre. Ao todo, o Estado realizará 11 regionais.

Texto/fotos: Caroline Rodrigues/ Ass. de Imprensa Amturvales

By |2011-08-25T00:00:00-03:00agosto 25th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em 1ª Conferência do Turismo da Região dos Vales reúne 55 municípios e mais de 250 pessoas em Encantado

About the Author: