18 a 22 de maio: Lajeado realiza atrações na Semana do Museu

///18 a 22 de maio: Lajeado realiza atrações na Semana do Museu

18 a 22 de maio: Lajeado realiza atrações na Semana do Museu



Lajeado – Em alusão ao Dia Internacional do Museu, celebrado na próxima segunda-feira, a prefeitura realiza a Semana do Museu, entre 18 e 22. Durante esses dias a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) manterá a Casa de Cultura aberta em horário especial, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 20h para ampliar as possibilidades de visitação ao Museu Municipal Bruno Born, que funciona no local. “Temos ali móveis, utensílios, vestuário, louças, instrumentos musicais e equipamentos de trabalho que foram utilizados pelos colonizadores de Lajeado e da região, os quais retratam a nossa história e são registros de nossa formação cultural”, diz o titular da Secultur, Gerson Teixeira, convidando a comunidade a conhecer o lugar. “Podemos até receber grupos maiores”, diz ele, e nesse caso podem agendar sua visita pelo 3982-1081.

Palestra

Teixeira informa ainda que dentro da programação especial, às 14h de quinta-feira, no auditório da Casa de Cultura, haverá palestra do médico e historiador Flávio Seibt, que explanará o tema “Redescobrindo a antiga alegria de fazer acontecer”. Flávio Seibt é o atual presidente da Associação de Amigos do Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul, presidente do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, já foi diretor-tesoureiro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus e atuou na fundação do Museu de Venâncio Aires, em 1994. A população pode assistir à conferência mediante inscrição antecipada pelo 3982-1081.

Cinema na sexta

Para a próxima sexta-feira está programada uma sessão de cinema em frente da Casa de Cultura, com a exibição do longa-metragem brasileiro Tapete Vermelho, numa parceria da Secultur com o Projeto Cine Sesc. O filme, que será exibido às 20h e conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele), que tem uma promessa a cumprir: levar seu filho Neco (Vinícius Miranda) à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisseia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.

Reconhecimento

Em janeiro de 2009 o museu recebeu o certificado concedido pelo Ministério da Cultura, pelo qual passou a integrar o Sistema Brasileiro de Museus. “Foi um grande reconhecimento e um passo fundamental para que possamos buscar novas fontes de verbas e estimular a preservação da nossa história”, diz Teixeira, salientando que em razão desse enquadramento poderá se obter com mais facilidade o acesso às verbas federais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura. Tanto que nesse sentido já encaminhou projeto solicitando recursos no montante de R$ 120 mil para modernização do museu, incluindo a climatização e mobiliário específico para melhorar a exposição das peças. A realização da Semana do Museu também já é uma ação decorrente dessa certificação, que permite ao município promover seminários, shows, exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filmes sobre o tema, estimulando novos pensamentos e ações sobre o fazer museológico.

Fonte: Jornal O Informativo do Vale, 15/05/2009, pg 03

Foto: http://www.lajeado-rs.com.br

By |2009-05-19T00:00:00-03:00Maio 19th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em 18 a 22 de maio: Lajeado realiza atrações na Semana do Museu

About the Author: